sábado, 28 de julho de 2018

OCEANOS


Foi há 54 anos que um grupo de OCeanos, quando a Sagres estava até cada em New Bedford, se deslocou a  uma praia e viu pela primeira vez uns jovens a praticar Surf. Claro que as “girls” olhavam para eles com olhares gulosos. Então dois dos OCeanos decidiram meter conversa com os jovens e tentar surfar. Claro que nós não nos aguentávamos em pé e era cada tombo nas águas. Foi no entanto uma experiência gira e proveitosa, as girls quiseram conhecer aqueles “ gallant cadets”.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

OCEANOS


A 27 de Julho de 1943, nasce na então vila de Olhão , o futuro OCeano Luís Paiva de Andrade.
Sempre com espírito jovem e bom amigo teve algumas peripécias na E. Naval. Desde o falecimento do seu Avô, até ao ser apanhado na cama depois da alvorada pelo Oficial de Dia (O.B.) se recusou a virar de frente para o oficial, o oficial foi obrigado a repetir a ordem de “vire-se sr. Cadete” várias vezes até que o Luis se virou e o oficial reagiu de imediato com uma retirada estratégica. Qual a razão? Eu presenciei mas não digo.
Retirou-se cedo das lides navais e embarcou na vida do Direito.
Que tenhas um óptimo aniversário e que o repitas muitas vezes.
Um grande Abraço.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Património Histórico



Publicado  pelo saudoso Manuel Pinto Machado no seu blogue (NRP Cacine) em 09Out2013:
"Ainda lá está
Este monumento, em homenagem à proeza de Sacadura e Gago Coutinho ainda está em Belém , perto do restaurante "Vela Latina".
Digo ainda porque está bastante isolado e a águia tem bastante valor. Além disso , mesmo ali ao pé , existe outro, a réplica em bronze do próprio hidroavião e dos 2 Herois.
O curioso é que este Monumento foi erigido (e pertence, cremos) por iniciativa do Clube Militar Naval , em 1922.
Será que o próprio Clube saberá disto????"

OCEANOS


Foi a 26 de Julho de 1964 que a Sagres com os seus OCeanos embarcados zarpou de Bristol e foi atracar a New Bedford. Chegada monumental, com dezenas de embarcações a escoltar-nos e uma multidão no cais. Uma banda toda de Cabo-Verdianos a tocar a “.Portuguêsa”. Curiosamente a banda a certa altura abandonou precipitadamente o cais, não foi nenhuma manifestação, quem lá esteve percebe a razão. A polícia local mal conseguia reter a multidão que só queria pisar terra portuguêsa,
New Bedford era na altura a cidade mais portuguêsa dos Estados Unidos, tinha até um “daily newspaper” em português, o “Diário de Notícias “.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

SAGRES


A 25 de Julho de 1964 a  Sagres, com os OCeanos embarcados, largou de Providence para fundear ao largo de Bristol.

Património Histórico


Recebida a seguinte mensagem:

"Desde já os meus agradecimentos a quem me possa informar o que é feito do monumento comemorativo da viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, existente na Doca do Bom Sucesso e do qual só resta hoje a base ?

E. Gomes"   

domingo, 22 de julho de 2018

Invasão

Ao contrário da dos seus congéneres viventes, a invasão por estes animalejos, do sotavento algarvio, de noite e de dia, por terra, mar e ar, é pacífica e artística, não incomodando ninguém, antes pelo contrário.
Parabéns ao(s) artista(s) e ao(s) autor(es) da ideia.





























SAGRES


Neste dia 22 de Julho de 1964 a Sagres com os OCeanos embarcados, largava de New London com destino a Rhode Island.

AVIAÇÃO NAVAL


A 22 de Julho de 192 aviões da Aeronáutica Naval, baseados no Bom Ucesso, localizam uma baleeira com náufragos do navio inglês Ávila Star, torpedeado a 5 de Julho, ao largo dos Açores.