sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Uma exposição de pintura para ver


 (Para ampliar, "clicar" na imagem)

A produção e a oferta culturais contemporâneas são muito diversificadas, mas as artes artes plásticas, e em especial a pintura a óleo, continuam a ser consideradas uma das suas mais eruditas dimensões. Nesse campo, o criador expõe o seu trabalho ou a sua obra, daí derivando a apreciação da qualidade da criação produzida e o reconhecimento pelos críticos, pelo público e pelos outros criadores.
A exposição que o João Nuno Barbosa apresenta no Restaurante 5Sentidos, no Largo da Assunção, nº 6, em Cascais, está em linha com a sua habitual criação estética e insere-se na temática náutica que este nosso camarada tem cultivado com grande sensibilidade e muito apurada técnica.
Embora não seja crítico de arte, aqui lhe deixo as minhas felicitações pela sua militância no reino das artes plásticas e pela qualidade do que esta exposição nos mostra.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Breves encontros OCeânicos


(Para ampliar, "clicar" na imagem)

Estamos no início do ano e, porque queremos começá-lo bem, estivemos hoje no Restaurante 5Sentidos, no Largo da Assunção, nº 6, em Cascais, onde nos foi apresentado um almoço que foi do agrado geral.
O encontro almoçarista serviu não só para pôr as conversas em dia e recordar coisas passadas mas, sobretudo, para visitarmos mais uma exposição do João Nuno Barbosa e para o homenagearmos, pois é o maior artista do nosso curso, com uma técnica cada vez mais apurada.

OCEANOS


As fragatas Diogo Cão e Corte Real atracam a 10 de Janeiro de 1966 na BNL, terminando assim altiva viagem de instrução do OC. Acabamos a nossa formação na Escola Naval.
Recebemos guia para a nossa Escola que em seguida nos deu a guia de marcha para apresentação na 1/a repartição da DSP. É agora que o nosso destino é traçado. Alguns OCeanos continuam juntos nos cursos de especialização, outros fazendo parte da mesma guarnição de unidades outros ainda, destacados individualmente para unidades.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

OCEANOS


Celebra hoje os seus 74 anos, pois nasceu no nono dia de Janeiro de 1945, o J. Teixeira de Aguilar. OCeano de origem, era um dos poucos esgrimistas do curso. Dedicado à leitura, depois de se especializar em Artilharia e navegado como tal, teve o desempenho em vários cargos, nomeadamente de EM.
Dotado para a escrita, vêmo-lo agora como um “vate”. Camarada e Amigo grangeou o apreço de todos que trabalhavam com ele.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário e que o possas repetir muitas vezes com saúde e a argúcia a que nos habituaste.
Um grande Abraço.

domingo, 6 de janeiro de 2019

A pão e água acabou

No dia 1 de Janeiro de 2019 acabou a punição de três dias a pão e água na marinha dos Estados Unidos. Uma reminiscência do passado que ainda perdurava no RDM deles. Ler https://www.nytimes.com/2019/01/04/magazine/navys-bread-water-punishment-newsletter.html?action=click&module=Briefings&pgtype=Homepage.