sábado, 16 de fevereiro de 2019

ALLGARVE


A 16 de Fevereiro de 1267, em Badajoz, os Reis D. Afonso III de Portugal e D. Afonso X de Castela assinam o tratado em que é reconhecida a soberania de Portugal em relação ao Algarve. Este tratado ficou conhecido como "Convenção de Badajoz".

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Portugal e a Guerra de África

Na passada 4ª feira realizou-se no Clube Militar Naval uma sessão de apresentação, seguida de debate, do livro Portugal e a Guerra de África – A Marinha com as Argos nas águas da Guiné, da autoria dos vice-almirantes João Pires Neves e António Rebelo Duarte. Casa cheia, com mais de uma dúzia de OCeanos a testemunhar o apreço pelos autores e a qualidade da obra prefaciada pelo Professor Adriano Moreira.
A experiência pessoal e a investigação conduzida pelos autores resultaram num livro que trata o difícil e polémico tema das nossas guerras recentes e, em especial a actividade da Marinha na Guiné, com novas abordagens que abrem novas perspectivas de discussão. O livro preenche uma lacuna da nossa historiografia naval e, apesar de ainda não estarmos suficientemente distanciados das emoções da guerra, é um excelente contributo para uma reflexão serena do nosso passado recente.
Parabéns aos autores.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

O almoço OC (12Fev19) visto pelo JTA

(Para ampliar, "clicar" nas imagens)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Almoço OC (12Fev19)

Neste recomeço de actividades gastronómicas (este é o primeiro almoço de 2019) reuniram-se 18 OCeanos, no lugar do costume. As conversas também foram as costumeiras, sempre bem dispostas e barulhentas quanto baste. A qualidade das fotos é que deixa um pouco a desejar ... talvez das condições de luz (fraquinhas), talvez da maquineta, talvez da destreza do fotógrafo (inclino-me mais para esta última). Mas as imagens aí estão!


(Para ampliar, "clicar" nas imagens)


O almoço OCeânico do mês de Fevereiro


 (Para ampliar, "clicar" nas imagens)

Tinha sido exactamente há três meses que se tinha realizado a nossa última reunião magna almoçarista, pelo que já havia quem manifestasse alguma ansiedade pelo reencontro e pelo convívio que demorava.
Hoje, no sítio do costume, lá estiveram 18 companheiros de um percurso que já leva 56 anos de caminhada, ou se quiserem, uma longa singradura OCeânica de 56 mil milhas.
Com esta assiduidade e com a boa disposição que cada um exibia, bem podemos afirmar que o ano de 2019 promete e que até os mais distraídos (ou preguiçosos) não vão deixar de nos aparecer brevemente.
E para a posteridade aqui fica a galeria dos notáveis que hoje assinaram o ponto.

domingo, 10 de fevereiro de 2019

VASCO DA GAMA


A 10 de Fevereiro de 1502, parte para Goa ao comando de uma armada de 15 navios depois de ter sido nomeado, pelo Rei, Almirante do Mar da Índia. Foi o primeiro a ucupar este cargo.