sábado, 23 de novembro de 2019

Os Breves

Os  "Breves Encontros OCeânicos", como sempre superiormente organizados pelo ARC, tiveram na sua última edição (22Set19) uma excepcional cobertura imagética da responsabilidade do artista encartado JTA. Seguem-se algumas das suas produções que, estou certo, retratam fielmente o espírito de camaradagem e a jovialidade (embora nalguns casos já um pouco emperrada) dos OCeanos presentes. Até à próxima e que seja em breve é o que eu desejo!



(Para ampliar as imagens basta "clicar" sobre elas)

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Breves encontros OCeânicos



Aconteceu nos últimos dias que três dos nossos companheiros de (per)curso aniversariaram e esse foi o adequado pretexto para, numa lógica de três em um, celebrarmos esses aniversários com mais um alargado convívio OCeânico. O restaurante Marítima, ou a Marítima de Paço de Arcos, animou-se com a presença de onze entusiasmados clientes, inclusive alguns que vieram de bem longe, todos bem dispostos e em boa forma, como mostra a fotografia captada na Travessa do Salva-Vidas, depois da faina almoçarista e que aqui se publica.
Parabéns aos três aniversariantes OCeânicos!

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

OCEANOS


Hoje o nosso “Penico” está de parabéns. Comemora os seus 76 anos. O Nunes da Cruz cedo começou a lidar com a vida militar, tendo ingressado na E. Naval em 1962, como Chefe do Curso O. C. Manteve-se sempre como melhor aluno sendo “Penico” sempre.
Modesto, Camarada e Amigo dedicado dos OCeanos que o respeitam naturalmente como o Chefe do Curso.
Que tenhas um óptimo dia de anos, passando-o com os teus e que o repitas muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um grande Abraço.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Carta Aberta do Almirante Castanho Paes dirigida ao jurista José Miguel Júdice

O "Água aberta ... no OCeano" dá a conhecer a todos os seus leitores a carta aberta dirigida pelo Almirante Castanho Paes ao dr. José Júdice, denunciando as declarações falsas, incorrectas e inaceitáveis por este, proferidas em entrevista no canal televisivo SIC.
Sugere-se vivamente, pela sua oportunidade e justeza, a sua leitura. Para tal, carregue aqui.

BALEEIRO ESSEX


A 20 de Novembro de 1819, o navio baleeiro Essex foi afundado depois de ter sofrido um rombo devido ao ataque de um cachalote.

NAU FLOR DE LA MAR


A 20 de Novembro de 1511, a nau “Flor de la Mar” no início da viagem de Málaga para Goa afunda-se. Nela estava embarcado Afonso de Albuquerque que sobreviveu ao naufrágio mas perdeu-se todo o espólio da conquista de Malaca.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

PORTO RICO


Cristóvão Colombo a 18 de Novembro de 1493 avista uma ilha fundeando ao largo. No dia seguinte desembarca e dá-lhe o nome de San Juan Batista. Posteriormente altera-lhe o nome para Porto Rico.

domingo, 17 de novembro de 2019

ÁLBUM FOTOGRÁFICO


Lisboa - Calçada de Santa Apolónia, 18
Na cidade de Lisboa existe um grande número de lápides e pedras esculpidas nas casas mais antigas, geralmente datadas dos séculos XVIII e XIX, representando naus e outros motivos marítimos e que são um testemunho da ligação ao mar dos seus antigos moradores. A temática das pedras que falam do mar foi tratada na Academia de Marinha numa comunicação apresentada em 1986 pelo coronel Nuno Valdez dos Santos e, mais recentemente, as naus de pedra em Lisboa foram objecto do interesse do Comandante Carlos Encarnação Gomes na Revista da Armada. 
A lápide aqui reproduzida é datada de 1838 e conheço-a desde os meus tempos de liceu, quando por ali passava todos os dias.

OCEANOS


17 de Novembro, mais um OCeano a celebrar os seus 75 anos., desta vez o Mimoso.
Conhecido também como o “Ganso” tem sido um protegido do PAN, ninguém conseguiu fazer “foi-gras” à sua custa. Grande Camarada e Amigo, sempre optimista mesmo quando enfrentando pela proa borrasca e com fino humor.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário junto com os teus e que o possas repetir por muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço