sábado, 27 de julho de 2019

OCEANOS


Nasce a 27 de Julho de 1943, nos Algarves, o OCeano Luís Paiva de Andrade. Dele recordo o incidente que se passou em pleno verão de 1965, quando o Oficial de Dia entrou na sua camarata depois da alvorada e à voz de sentido dada pelo OCeano chefe da camarata o LPA se levantou da cama virado para a janela e de costas para a porta. O Oficial de Dia (O.B.) deu-lhe ordem para se voltar de frente e ele nada, só à terceira voz do Oficial ela se vira e então o Oficial fica embasbacado e retira-se imediatamente; e o Luís não foi para o livro.
Bom Camarada e Amigo, os desejos que tenhas um óptimo dia de aniversário e e que o repitas por muitos anos de saúde (sem te preocupares com a creatinina) e boa disposição.
Um grande Abraço.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

OCEANOS


A 26 de Julho de 1964, depois de poucas horas de viagem, a Sagres abica ao cais de New Bedford, último Porto dos States.
Na cais, milhares de portuguêses à nossa espera e acompanhados por uma banda de emigrantes Cabo-verdianos a tocar o nosso Hino Nacional mas com um ritmo um pouco acelerado.  A abicagem foi épica, com parte da gente a escapar-se do cais. Como o cais era protegido por madeira, não houve danos no navio, só a madeira é que ficou com a marca da proa da Sagres.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

OCEANOS


Foi a 24 de Julho que os OCeanos se dirigiram a Ludlow, para disputar um jogo de futebol com os nossos emigrantes e em seguida um lanche e baile na cave de uma igreja dedicada à Nossa Senhora de Fátima. O jogo foi bastante disputado quase havendo pugilato  entre um OCeano e os locais, mas acabou tudo em bem. O baile foi animado e à noite voltamos para o navio, em Providence.

terça-feira, 23 de julho de 2019

OCEANOS


Foi a 23 de Julho de 1964 que a Sagres atracou em Providence capital do estado de Rhode Island. Na altura a colónia portuguêsa era a mais culta das que existiam nos States. 
O governador causou sensação com o aparato com que nos recebeu, especialmente a sua mulher que tinha sido miss Playboy dois anos antes.
Os OCeanos tiveram “guias turísticas” do melhor. Cabe a cada um recordar a sua permanência.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

AVIAÇÃO NAVAL


A 22 de Julho de 1942, hidroaviões da Aviação Naval baseados no Bom Sucesso, localizam uma baleeira com náufragos do navio inglês Ávila Star, que fora torpedeado a 5 de Julho ao largo dos Açores. Foram os únicos náufragos salvos. Havia aviões da RAF nas buscas mas só os nossos conseguiram detetar a baleeira.

SAGRES


22 de Julho de 1964, ao fim da tarde  a Sagres larga de New London ao som de uma Banda da US Navy e dos gritos de adeus das meninas.

domingo, 21 de julho de 2019

PORTA-AVIÕES


Foi a 21 de Julho de 1946 que pela primeira vez um avião a jacto descolou e aterrou num porta-aviões. Foi o piloto da marinha Norte-Americana James J. Davidson.