quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

RESTAURAÇÃO


A 13 de Fevereiro de 1668, é firmado, em Lisboa, o tratado em que a Espanha reconhece definitivamente a independência de Portugal. Está oficialmente terminada a Guerra da Restauração.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Almoço OC (11Fev20)

Tal como já anunciado pelo ARC tivemos uma "falha de fogo" no habitual poiso almoçaral dos OCeanos. Verificou-se no entanto uma correcção imediata e, a sugestão também do ARC, rumamos para a Casa do Alentejo que ele tão bem caracterizou na sua "onda". As presenças foram significativas (19) e de realçar que fomos bem acompanhados por uma delegação japonesa que se deixou, amavelmente, fotografar ... a intervenção do FBV, falando um fluente japonês (!!!), foi decisiva.



De notar que as condições de iluminação nesta casa alentejana não eram as melhores o que prejudicou um pouco a qualidade da reportagem. Declaração de interesses: estou com um grande mau feitio no que diz respeito a apreciações gastronómicas pelo que não comento os acepipes servidos ... diga-se , no entanto, que a Casa do Alentejo se desenvencilhou muito bem quando inopinadamente lhe apareceram 19 galfarros para almoçar.

O almoço OCeânico do mês de Fevereiro


Os comensais OCeânicos que hoje se preparavam para o seu habitual encontro gastronómico encontraram o sítio do costume da rua de S. José com a porta encerrada. Porém, foi possível mobilizar toda a gente e fazer a concentração na famosa Casa do Alentejo, uma instituição nascida em 1923 e que está instalada na rua das Portas de Santo Antão desde 1932. 
O seu páteo árabe e as suas decorações em azulejo enquadram o restaurante que é uma referência da Baixa Lisboeta e, porque consta dos guias turísticos, são muitos os estrangeiros que ali vão testar a gastronomia alentejana.
Apesar do improviso deste primeiro encontro de 2020, os 19 participantes ficaram visivelmente satisfeitos com a solução encontrada que foi culturalmente muito interessante. 
Como curiosidade, na outra sala do restaurante encontravam-se os nossos camaradas e amigos do Curso Martim Moniz, o que significa que no dia 11 de Fevereiro, a Marinha marcou boa presença na Casa do Alentejo.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

VASCO DA GAMA


A 10 de Fevereiro de 1502, Vasco da Gama, já empossado no cargo de Almirante do Mar da Índia, inicia a sua segunda viagem à Índia.

domingo, 9 de fevereiro de 2020

OCEANOS


Foi a 9 de Fevereiro de 1943 que nasceu mais um OCeano, de seu nome Casado Parreira.
Um  tipo porreiro, amigo de todos e com artes de saber viver. Deve ter sido o único que foi tramado pelo “Infelão”, concretamente quando estava embarcado num patrulha em P. Delgada. Depois de ter visitado o seu Camarada a bordo do outro patrulha, pegou na carripana e depois de ser avisado que o carro estava velho, conseguiu andar alguns metros no cais até ele avariar de vez.
Que tenhas um óptimo aniversário e que o repitas muitas vezes com os teus, com saúde e boa disposição
Um Abraço.