sexta-feira, 15 de maio de 2020

OCEANOS


A 15 de Maio de 1965, os OCeanos embarcados na Corte Real e Diogo Cão, durante a sua viagem de instrução, escalam Ponta Delgada, atracando de manhã e saindo ao fim do dia.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Façam à língua o mesmo que ao euro: igual na face, mas reversos diferentes

A quem se interessa pela língua portuguesa, particularmente na sua defesa e com o carinho que ela merece, sugiro a leitura dos artigos que nesse sentido vêm sendo publicados no “Público” (passe a publicidade ao jornal, ao qual não me liga qualquer interesse), às quintas feiras, por Nuno Pacheco.
O de hoje, com o título em título nesta postagem, vem a lume na página 31.

AVIAÇÃO MILITAR


A 14 de Maio de 1914 é criada a Escola de Aviação Militar.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

MARINHA


A 13 de Maio de 1938, são extintos o Arsenal de Marinha de Lisboa e a Direcção de Construções Navais.

Nota: O DL 28408, de 31 de DEZ de 1937, que criou o Arsenal do Alfeite  e que entrou em vigor em 1 de JAN de 1938, pode ser lido carregando aqui.

terça-feira, 12 de maio de 2020

O fim do uniforme de cadete

A Revista da Armada agora recebida traz um artigo sobre o novo Regulamento de Uniformes dos Militares da Marinha. Fazer alterações ao RUMM sempre foi um bico de obra, por mínimas que fossem. Esta parece ser uma grande revisão, e um detalhe que saltou à vista foi: Os cadetes da Escola Naval passam a usar os uniformes "3A" e "3B" com o mesmo corte e da mesma forma que a categoria de Oficial. Parece claro, acabou o uniforme de cadete! Porquê? Qual era o inconveniente? Incomodava quem? Neste desgraçado país as tradições acabam sempre por causa de alguns iluminados que pretendem ser modernos. O uniforme de cadete é bonito , tradicional e característico de uma Escola. Por isso se acaba.
P.S. Face a isto faz algum sentido ter um contingente de Fuzileiros com uniformes do século XVIII ?

OCEANOS


A 12 de Maio de 1944 nasceu mais um OCeano, o João Pires Neves. De Carcavelos, tinha muito êxito entre-as meninas do seu burgo.
Carreira naval polifacetada, mesmo depôs da sua retirada continuou ligado aos estudos navais. Membro da Academia de Marinha com todo o mérito.
Relembro um facto curioso que lhe aconteceu, ainda nós dormíamos na Santo André: uma segunda-feira ao acordar não conseguia abrir os olhos, foi um momento de susto, felizmente curto e sem consequências.
Que tenhas um feliz dia de aniversário apesar desta pandemia e que o célebres muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

domingo, 10 de maio de 2020

CORPO DE MARINHEIROS


A 10 de Maio de 1934 é criado o “Corpo de Marinheiros “ extinguindo-se as Brigadas de Artilheiros, Marinheiros e Mecânicos.

MIGUEL CORTE REAL


A 10 de Maio de 1502, parte para a “Terre Verde” (Terra Nova” Miguel Corte Real em busca de seu irmão Gaspar.