sábado, 5 de janeiro de 2019

ÍNDIA


A 5 de Janeiro de 1545, D. João de Castro é nomeado Capitão - Mor da Armada da Índia.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

OCEANOS


4 de Janeiro de 1945 nasce um jovem, que mais tarde ingressa na Escola Naval em 1962 nos OCeanos. Claro que me refiro ao Adelino, Rodrigues da Costa ou Costinha. Homem do "salto à vara"  em atletismo, modalidade em que foi campeão na E.N.
Com uma carreira Naval rica e polifacetada, sempre foi bem considerado por todos. Curiosamente, com a idade o cabelo branqueia, mas a sua mancha branca no cabelo, na juventude, passou a preta.
Depois de retirado das lides navais, enveredou, depois de já ter uma licenciatura, por investigação histórica, nomeadamente a nossa presença na Índia.
Que tenha um óptimo dia de aniversário junto com os teus é que o repitas por muitas vezes, com saúde e boa disposição.
Um grande Abraço.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

OCEANOS


A 1 de Janeiro de 1945, nasce um futuro OCeano, o Martins dos Reis. Entrou para a classe do óleo mas o seu sonho era outro. Conseguiu mais tarde ser um especialista em informações estratégicas, abandonando de vez óleo.
Um actor de TV dos anos 50/60 era rival dele, mas ele não se preocupou.
Afastado das actividades OCeânicas, sentimos a sua falta naquelas fainas gastronómicas às segundas terças-feiras do mês.
Que continues operacional por muitos anos.
Um Abraço.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

ÁLBUM FOTOGRÁFICO


A toponímia urbana utiliza os nomes de personalidades famosas da nossa história para identificar as ruas e avenidas, havendo muitas dessas personalidades que também foram escolhidas para patronos dos Cursos da Escola Naval. Tudo isso é normal.
O que sai fora da normalidade foi a escolha feita por uma autarquia que, sabendo quão famoso é o nosso Curso Oliveira e Carmo, decidiu homenageá-lo e atribuir o seu nome a uma rua.

Ano Novo

Sabendo já de antemão
Que nos votos repetidos
Há muito de ramerrão,
Não deixamos esquecidos
Os amigos mais constantes.
E a todos eles a eito,
Tanto agora como dantes,
Desejamos um perfeito
Ano que agora começa.
Abra-se então o espumante
E quem quiser mais, que peça.
Vamos então para diante,
Que o ímpeto que nos move
Há-de levar-nos avante
Em dois mil e dezanove.

domingo, 30 de dezembro de 2018

2019 está aí!


Que o próximo ano seja bem melhor do que o ano que finda é o que este blogue deseja a todos os OCeanos e famílias, as todos os visitantes e colaboradores. Que o bem mais precioso, a saúde, nunca falte e que a boa disposição nos acompanhe do princípio ao fim de mais esta etapa anual.

OCEANOS


Nasce a 30 de Dezembro de 1943, mesmo a tempo de festejar a passagem do ano.  Ingressa na Escola Naval em 1962, nos OCeanos . Na E. Naval distingue-se dos outros porque dorme com a cara tapada pela almofada. No primeiro embarque de OCeanos, ao fim de semana, mostra-se um marinheirão, enquanto os outros chamam pelo Gregório ele parece que está a passear no lago do Campo Grande. O pior foi quando desembarcou na BNL, a ponte cais aos “tombos” pior que o mar, enjoa de tal maneira que é levado de carrinha para a E. N.
Claro que me refiro ao J. Ramos Guerreiro, Camarada irrepreensível.
Que tenhas um bom dia de aniversário junto com os teus, e que repitas muitas vezes.
Um grande Abraço.