sábado, 11 de julho de 2020

Fernando Cavaco - Cerimónia fúnebre


Foram hoje lançadas à água, no rio Tejo, nas proximidades de Alcochete, vila onde viveu em criança, as cinzas do nosso muito saudoso Camarada OCeano Almeida Cavaco.
Uma foto - lançamento pela filha, Drª. Gabriela Cavaco.
As outras - imagens dos cravos de homenagem e de saudade lançados em seguida pelos presentes.


sexta-feira, 10 de julho de 2020

DESCOBERTAS


A 10 de Julho de 1499, Nicolau Coelho chega a Lisboa com a nova de que estava descoberto o caminho marítimo para a Índia. Vasco da Gama só mais tarde chegaria a Lisboa.

OCEANOS


Hoje 10 de Julho mais o aniversário de um OCeano, neste caso o Ramiro Soares Rodrigues que celebra os seus 76 anos. Cedo integrado na disciplina militar, ingressou na E. Naval em 1962.
“Esquálido “  como era conhecido por alguns, foi um verdadeiro Camarada e Amigo.
Recordo as tormentas que teve de arrostar em plena viagem da Sagres ao Brasil, em 1969.
Depois de retirado das lides navais ainda tem actividade na vida civil.
Que tenhas um óptimo aniversário e que o repitas por muitas vezes com saúde e a mesma disposição.
Um Abraço grande.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

REGATA BERMUDA - New York


Depois do pôr do sol, e já d noite, neste dia 8 de Julho de 1964, o vento forte, a Sagres a navegar a todo o pano e com as vigias da coberta ao nível da água, ouve-se uma mensagem do “Tall-Ship” indonésio Dewarutji a informar que o mastaréu do traquete se tinha quebrado ao nível do cesto.
Para ele terminou a regata. A Sagres nunca reduziu o pano, o Cte Silva Horte soube mais tarde na reunião de Comandantes que o Gorch Fock tinha carregado os sobres e durante a noite carregava os joanetes. O Eagle, esse nunca largou joanetes e sobre!

terça-feira, 7 de julho de 2020

OCEANOS


7 de Julho de 1964, os veleiros largam das Bermudas rumo a New York. Em regata informal, desta vez a Sagres toma a dianteira. Vento forte, e o Comandante ordena manter todo  o pano em cima até vento de 45 km/hora.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

DESCOBERTAS


A 6 de Julho de 1484, o navegador Diogo Cão descobre a foz do rio Zaire.

CAÍQUE BOM SUCESSO


A 6 de Julho de 1808 parte de Olhão, o caíque Bom Sucesso com destino ao Rio de Janeiro, para informar o Rei D. João que os francêses tinham sido repelidos e derrotados (1/a invasão francêsa).

domingo, 5 de julho de 2020

COMBATE NAVAL


A 5 de Julho de 1833, desenrolou-se um combate naval ao largo do Cabo de S. Vivente, entre a esquadra miguelista comandada pelo Alm. Torres de Amorim e a esquadra liberal comandada pelo Alm. Napier.