sábado, 17 de março de 2018

COMUNICAÇÕES RÁDIO

(Marconi, inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios, 1896)

A 17 de Março de 1899, é usada a rádio TSF para um pedido de salvamento no mar, por um navio alemão, o Elbe, por ter encalhado em Goodwin Sands no Sul de Inglaterra.

quarta-feira, 14 de março de 2018

Stephen Hawking (1942-2018)


Morreu hoje, com 76 anos, este genial cientista, um verdadeiro escândalo maravilhoso da natureza, um divulgador da ciência de grande calibre (quem não se lembra da sua "Uma Breve História do Tempo - do Big Bang aos Buracos Negros" que vendeu mais de 10 milhões de exemplares) e um físico equiparado a Einstein. Como astrofísico deu grandes contributos para a compreensão do tempo, da origem do Universo e dos buracos negros. O seu nível intelectual e científico não o impedia de ser muito popular, entrando em várias séries de TV tais como, entre outras, StarTrek, a Teoria do Big Bang e Os Simpsons. Sofrendo desde os 21 anos de esclerose lateral amiotrófica, que lhe tolhia praticamente todos os movimentos, foi um lutador extraordinário mantendo sempre um espírito jovial e aventureiro. Numa entrevista a uma revista alemã em 1988 disse: 
"Somos apenas uma estirpe avançada de macacos num planeta menor de uma estrela muito comum. Mas podemos entender o universo. Isto nos torna muito especiais"
Curiosidade: nasceu a 8 de Janeiro de 1942, exactamente 300 anos depois da morte de Galileu e morreu a 14 de Março de 2018, no dia de nascimento de Einstein. 
Esteja onde estiver, caso esteja em algum lugar, que descanse em paz.

Uma estreia ...

Ora aqui está uma novidade ... o JRG entrou na liça e começou a sua carreira como repórter fotográfico aproveitando o último almoço OC. O resultado desta "première" (outro empréstimo gaulês) que se saúda é o seguinte:

(Para ampliar, "clicar" nas imagens)

Para aceder às imagens individualizadas e transferíveis podem seguir esta ligação.

OCEANOS


A 14 de Março de 1944 nasce aquele que em 1962 se tornou no OCeano Loureço Gonçalves.
No liceu avistava o Rio Tejo e o Mar da Palha sonhando um futuro em que cortaria as salsas ondas do mar acompanhado sempre por ninfas.
Mas o seu futuro foi um pouco diferente e dedicou-se à vida submarina só vendo o sol quando vinha à cota periscópica. Mais tarde enveredou por uma carreira terráquea, a advocacia, até agora. Mas se não tem as ninfas marinhas para o acompanhar, arranjou outras, tornando-se num “senão “.
Que tenhas um bom dia de aniversário e que o repitas por muitos anos. Entretanto arranja oportunidade para os almoços OCeânicos.
Um Abraço.

terça-feira, 13 de março de 2018

Almoço OC (13Mar18)

( Para ampliar, "clicar" nas imagens)

Foram 12 os OCeanos presentes neste recomeço das actividades almoçarísticas do nosso Curso ... podiam ser mais? Podiam, mas verificaram-se várias faltas devidamente justificadas tendo o almoço decorrido, como habitualmente, num ambiente  bem agradável . A reportagem é que deixa um pouco a desejar mas foi o melhor que se arranjou ... felizmente que o trabalho apresentado pelo JTA supre as minhas deficiências. Esperemos que o próximo "évènement" (mais um empréstimo "franciú") tenha uma audiência bem superior.

Nota. Para aceder às imagens individualizadas e transferíveis podem "clicar" AQUI.

Almoço OC (13Mar18) visto pelo JTA

Os 12 OCeanos almoçaristas de hoje seguindo-se outras cenas.
Tudo visto pelo artista JTA


 (Para ampliar, "clicar" (é um empréstimo) nas imagens)

Nota: Para aceder às imagens individualizadas e transferíveis podem seguir esta ligação.

OCEANOS


Nasce a 13 de Março de 1944, o Fernando Fuzeta da Ponte. Seguindo as pesadas de seu irmão mais velho ingressa na Escola Naval em 1961. Em Setembro de 1962 recebe guia de marcha para a lotação do O. C. Torna-se um dos OCeanos.
Jovial, Camarada e Amigo, teve uma variada carreira naval. Comunicativo, Fuzileiro, Comandante de  unidade naval etc.
Hoje continua a ser o mesmo “jovem” de sempre. Que passes um bom dia do teu aniversário junto com os teus e que o possas repetir por muitos anos.
Um Abraço. “Roger out”.

segunda-feira, 12 de março de 2018

D. MANUEL I


A 12 de Março de 1512, chega a Roma a embaixada enviada pelo Rei D. Manuel ao Papa Leão X. Está embaixada pretendia mostrar a riqueza do reino, e além de ouro, especiarias apresentava animais exóticos tais como onças, rinocerontes, elefantes.