sábado, 25 de abril de 2020

VIVA O 25 DE ABRIL - II

Mais uma relíquia-memória desta data que a nossa geração não esquece:
Diário Popular de 25/4/1974.


Para o folhear, carregar AQUI.
(Ver humor da época na última página.)

REGRESSO DA CORTE


A 25 de Abril de 1821 embarca no Rio de Janeiro de regresso a Portugal, o Rei D. João VI acompanhado da família real. Fica no Brasil o Infante D. Pedro para exercer as funções de Regente.

ALMIRANTADO


Foi em 25 de Abril de 11795, que a rainha D. Maria I cria poi decreto real o “Conselho do Almirantado”.

OCEANOS


A 25 de Abril de 1944 nasce um futuro OCeano, refiro-me ao Vasco. Leitão Rodrigues, o “Vasquinho” ou “ Chou Chou” . Notabilizou-se pelas suas qualidades de ponderação e sensatez. GrandeCamarada e Amigo de todos. Artilheiro e depois o oficial com mais experiência como Imediato das FFs J. Belo.
Passou há pouco tempo por uma grande borrasca, mas venceu felizmente.
Que tenhas um bom dia de aniversário junto dos teus e que dures muito tempo com saúde e a tua boa disposição.
Um Abraço.

VIVA O 25 DE ABRIL


O 25 de Abril de 1974 aconteceu há 46 anos e foi o dia da restauração da liberdade. Os mais novos não sabem o que é viver sem liberdade e sem democracia, enquanto alguns dos mais velhos parece terem esquecido como era viver em ditadura. Aqui saúdo o 25 de Abril com o rosto do jornal República de 26 de Abril de 1974 e com um poema de Sophia de Mello Breyner.

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Viva o 25 de Abril!

sexta-feira, 24 de abril de 2020

VELA SOLITÁRIA


A 24 de Abril de 1895, Joshua Slocum larga de Boston ao leme do seu sloop “Spray” para a primeira circunnavegação em solitário.

BRASIL


A 24 de Abril de 1500, Álvares Cabral desembarca em terras de Santa Cruz, num local que designou de “ Porto Seguro”.

DESCOBERTAS


A 24 de Abril de 1498, Vasco da Gama larga de Melinde continuando a sua viagem para a Índia.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

ESCOLA NAVAL


É publicada a Carta de Lei que cria a Escola Naval em substituição da Academia de Guardas- Marinha, a 23 de Abril de 1845.

VASCO DA GAMA


A 23 de Abril de 1498, Vasco da Gama no regresso da sua primeira viagem à Índia fundeia na Ilha de Santiago.

DESCOBERTAS


A 23 de Abril de 1343, dia de S. Jorge, Gonçalo de Bruges, capitão da Ilha Terceira, descobre mais uma ilha açoriana a que deu o nome de S. Jorge.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

TRAVESSIA ATLÂNTICA


A 22 de Abril de 1838, o primeiro navio a vapor que atravessa o Atlântico chega a Nova Iorque. Tratou-se do navio inglês “Siriús”.

TRATADO DE SARAGOÇA


A 22 de Abril de 1529, os reinos de Portugal e Espanha assinam o Tratado de Saragoça com a finalidade de dividir o Oceano Pacífico e seus territórios entre os dois países. A linha que delimitava era o meridiano que distava 297.5 léguas a leste das Ilhas Molucas.

BRASIL


22 de Abril de 1500, data oficial do descobrimento das Terras de Vera Cruz, mais tarde recebeu o nome de Brasil. O local onde Álvares Cabral chegou foi denominado de Monte Pascoal.

terça-feira, 21 de abril de 2020

AVIAÇÃO NAVAL

A 21 de Abril de 1926, descola  do Tejo, frente à Estação Aeronaval do Bom Sucesso, o hidroavião “Infante de Sagres” para efectuar o primeiro périplo aéreo Lisboa - Madeira - Açores - Lisboa.
Foram dois pilotos , oficiais de Marinha que o tripularam, José das Neves e João Moreira de Campos. A título de curiosidade refere-se que na Aviação Naval havia três irmãos Moreira de Campos, 2 da classe de Marinha e pilotos e um Eng. maquinista Naval com a especialidade de máquinas aéreas.
De salientar que até à fusão das duas Aviações, a Naval e a do Exército, que a Aviação Naval esteve sempre muito à frente da terrestre.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

PASSAROLA


Foi em 20 de Abril de 1709 que o padre Bartolomeu de Gusmão experimentou o seu aeróstato perante o rei João V, no Terreiro do Paço.

CRUZADOR S. GABRIEL


A 20 de Abril de 1911, o cruzador S. Gabriel entra a barra do Tejo terminando a sua viajem de circunnavegação. Largou de Lisboa com a bandeira da monarquia e entrou a barra com a bandeira da república.

domingo, 19 de abril de 2020

NAVEGAÇÃO AÉREA


Foi a 18de Abril de 1922, que Sacadura Cabral e Gago Coutinho chegam aos Penedos de S. Pedro e S. Paulo, umas rochas algures no Atlântico Sul, como estava previsto no planeamento do seu voo aéreo transatlântico. Esta  precisão só foi possível devido a se ter utilizado a navegação astronómica durante voo, utilizando o sextante idealizado por Gago Coutinho para este efeito.

COMANDANTE CIRNE DE CASTRO


90 anos, uma idade linda de celebrar. Hoje é o dia de aniversário do nosso instrutor de Cálculos Náuticos, aquele que à noite, na tolda da Sagres, perguntava : Sr. Cadete, aquela que estrela é? E o Cadete por vezes engasgado lá acertava. O então 1/o tenente Cirne  de Castro nosso instrutor na Escola Naval, exigente mas bom professor, foi nomeado para nos acompanhar na viagem de 64. A reacção de muitos Oceanos foi negativa, mas depois apercebemo-nos das suas qualidades de professor, educador e camarada.
Que o Sr. Comandante tenha um óptimo dia de aniversário junto com os seus e que a saúde e boa disposição se mantenha por muito tempo. Será que também ensina aos seus netos a identificar as estrelas no céu.
Um grande Abraço.