sábado, 5 de maio de 2018

OCEANOS


A 5 de Maio de 1965 os OCeanos descobrem a Ilha de S. Vicente, atracando no Porto do Mindelo.
Iam embarcados nas fragatas Corte Real e Diogo Cão.
Aí viram o famoso marco em memória de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, encimado pela águia da Aviação Naval, águia essa que nunca bateu as asas.
Gin Tónico, Bate-papo, máquinas fotográficas foram algumas das actividades de lazer dos OCeanos.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

As Ilhas Encantadas


Uma cena do filme "As Ilhas Encantadas" (referido pelo Speedy no "post" anterior) com a estrela belga e figura principal Pierre Vaneck em evidência. Este actor, falecido em 2010, era o comandante do veleiro "Gazela", interpretado pela "Sagres". Ao fundo , à direita, pode ver-se o Jaimery, "o feroz Jaimery" da luta livre. O filme, de 1965, adaptado de uma novela de Herman Melville, foi realizado por Carlos Vilardebó e tinha no elenco Amália Rodrigues.

OCEANOS


A 4 de Maio de 1964, o nosso curso O. C., os OCeanos embarcados na Sagres largaram da BNL para a sua viagem de instrução. O primeiro mês foi destinado a preparação para a regata e também para as filmagens do filme Ilhas Encantadas em que alguns dos OCeanos participaram.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

João Vasco Camillo Alves


 
Muitos parabéns ao JV pelo dia de hoje e votos de saúde para os muitos aniversários que hão-de vir!

Contudo, é uma pena que nos troques pelo golfe e pelo green e que não apareças mais vezes nos nossos encontros. Fazes falta, não só pela tua boa disposição, mas também porque és um exemplo de alguém por quem os anos não passam.

ESCOLA A/S


A 3 de Maio de 1838 é criada a Escola de Torpedos antecessora da Escola de Armas Submarinas.

OCEANOS


Nasceu a 3 de Maio de 1942, já lá vão uns amigos, o João Vasco, o Camilo Alves. Ingressou na Escola Naval em 1961, mas em 1962 recebeu guia de marcha para a guarnição OCeânica.
Grande Camarada e Amigo, grangeou o nosso apreço. Comunicador e sempre pronto para uma piada continua assim com o correr dos anos.
Tenhas um bom dia de aniversário junto com os teus e que o repitas muitas vezes. Entretanto faz o favor de estar presente nas fainas gastronómicas OCeânicas, sentimos a tua falta.
Um grande Abraço.

terça-feira, 1 de maio de 2018

BRASIL


A 1 de Maio de 1500, Pedro Álvares Cabral toma posse da “Ilha de Vera Cruz” em nome do rei de Portugal.

OCEANOS


A 1 de Maio de 1965, os OCeanos, embarcados na Corte Real e Diogo Cão, largam da BNL para a sua viagem de instrução do 3°.

segunda-feira, 30 de abril de 2018

BORDO DE HONRA


A Marinha Portuguesa era a única no mundo que usava o BB como bordo de honra. Em 1985 o Ministro da Marinha José B. Ferreira de Almeida determinou o seguinte:
“ Por paridade com o uso das demais nações passa a ser considerado o lado de honra o de Estibordo e nessa conformidade devem ser feitas as instalações nos navios novos e nos que estiverem em reparações, não se alterando porém, nestes últimos as instalações anteriores e aplicando-se desde já na canhoneira Zambezi”.
Está determinação teve curta durção voltando a Martinha Portuguesa a considerar BB como seu bordo de honra.

domingo, 29 de abril de 2018

ADÁGIOS MARÍTIMOS (10)


Em pouca água, pouco se navega.
Se ao romper da alva a cor verde aparecer, donde ela estiver o vento irás ter.
Alvas frias trazem bons dias.
Manhã com arco, mal vai o barco; se à tarde vem, é para teu bem.
Duplo arco-iris bonito é de ver, porém, de chuva o dia vais ter.