sábado, 14 de março de 2020

OCEANOS


Hoje mais um OCeano a celebrar o seu aniversário. Nasceu em 14 de Março de 1944, o futuro OCeano Lourenço Gonçalves. Recordando que foi há 55 anos que o Lourenço Gonçalves resolveu fazer a sua primeira “imersão”, num fim de semana passado no outrora Hotel do Infante. Passou à reserva relativamente cedo e depois de concluído o curso de Direito, embrenhou pela Advocacia.
Que tenhas um óptimo dia e que o possas repetir por muitos anos com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

sexta-feira, 13 de março de 2020

OCEANOS


Foi a 13 de Março de 1944 que nasceu um “Fernandinho” vindo a ser o OCeano Fuzeta da Ponte.
Sempre bem disposto e bom Camarada granjeou a amizade de todos. Com uma grande e variada carreira naval, vou cometer uma inconfidência: quando nomeado para Adido nos EUA, o seu trabalho  foi comentado no EMGFA com uma simples avaliação pelos Chefes de Divisão: temos finalmente  um verdadeiro Adido! Eu testemunhei isso.
Que tenhas um rico dia de aniversário junto com os teus e que repitas por muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Querido IASFA


Hoje dei com esta placa à entrada de um dos edifícios do CAS Oeiras. Uma grande placa de granito virada para a rua, com esta enigmática informação. O que é que o passante fica a saber ao ler isto? Que há um caso para deslindar num edifício que se chama unidade funcional 1A? E o que é que lá funciona? Posso dizer que a cozinha funciona mal, porque há muito que não comia assim (mal).
Assim se gasta o dinheiro nesta instituição arruinada por uma administração incompetente.

terça-feira, 10 de março de 2020

O almoço OCeânico do mês de Março



Os tempos que vão correndo são de alguma ansiedade, mas a primeira coisa a fazer é encarar com alguma tranquilidade as circunstâncias e resistir a um noticiário que nos procura amedrontar, pelo que é necessário elevar os nossos níveis de confiança porque, como diz o ditado popular, barco parado, não faz viagem.
No almoço mensal que hoje se realizou no local e hora do costume, estiveram apenas sete valentes Oceanos, mas eram sete homens de confiança que se fizeram fotografar para a posteridade muito bem alinhadinhos. Foram realmente poucos, mas a boa disposição valeu por muitos mais.

segunda-feira, 9 de março de 2020

ÁLVARES CABRAL


A 9 de Março de 1500, Álvares Cabral sai a barra do Tejo com a sua armada com destino à Índia. No trajecto faz o achamento do Brasil, facto tão bem descrito na carta de Pêro Vaz de Caminha.

COMANDANTE CATALÃO


O Comandante Costa Catalão, nosso emérito instrutor de Artilharia e que nos acompanhou na nossa viagem de 1964, celebra hoje os seus 87 anos. Uma bonita idade. Uma curiosidade, é primo do nosso patrono.
Companheirão, Camarada dedicou-se bastante ao OC.
Que tenha um feliz dia de aniversário junto com os seus e que o repita muitas vezes.
Um Abraço

domingo, 8 de março de 2020

FAMÍLIA REAL - BRASIL


Depois dos navios da comitiva real terem fundeado na Baía de Guanabara em 7 de Março de 1808, foi no dia seguinte, 8 de Março, que D. João VI com a família real desembarca no Rio de Janeiro.