sábado, 4 de maio de 2019

OCEANOS


Foi há 55 anos (4 de Maio de 1964) que os OCeanos embarcados na Sagres largaram de Lisboa para a sua primeira viagem de instrução. Largamos meninos, regressamos autênticos "lobos do mar"!

sexta-feira, 3 de maio de 2019

ARSENAL DO ALFEITE


A 3 de Maio de 1939 é inaugurado o Arsenal do Alfeite.

ESCOLA A/S


A 3 de Maio de 1838 é criada e organizada a Escola de Torpedos, antecessora de Escola de Armas Submarinas.

OCEANOS


3 de Maio de 1942, dia em que nasceu o João Vasco,o Camilo Alves. Recebeu guia do NT em 1962 para o OC, passando a fazer parte desta guarnição.
Já lá vai o tempo em que o Cadete C. Alves foi advertido para ser mais moderado a comer para não encarecer o rancho dos cadetes da E. Naval. Exímio nadador fez parte da equipa dos OCeanos que em  1964 defrontou os cadetes das outras Marinhas que estavam nos seus navios-escolas para a regata Lisboa- Hammilton.
Camarada e excelente amigo, com um sentido de humor fantástico e resposta pronta.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário com os teus é que o repitas por muitas vezes com saúde e boa disposição.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

DESCOBRIMENTOS


A 1 de Maio de 1460, António de Noronha descobre as ilhas de Maio, Santiago e Fogo.

OCEANOS


  • A 1 de Maio de 1965, o nosso curso, Oliveira e Carmo, embarcado na Corte Real e Diogo Cão, inicia a sua viagem de instrução, largando da BNL.

terça-feira, 30 de abril de 2019

BORDO DE HONRA


A Marinha Portuguêsa era a única no mundo que usava o BB como bordo de honra. Em 1895 o Ministro da Marinha determinou o seguinte:
“Por paridade com o uso das demais nações passa a ser considerado lado de honra o de Estibordo e nessa conformidade devem ser feitas as instalações nos navios novos e nos que estiverem em reparações, não se alterando porém, nestes últimos as instalações anteriores e aplicando-se desde já à canhoneira  Zambeze.
José Bento Ferreira do Amaral”

No entanto esta disposição teve vida efémera, voltando o BB a ser o bordo de honra.