sábado, 4 de julho de 2020

OCEANOS


4 de Julho de 1964, foi dia de competição à vela numa embarcação que parecia uma tábua, Sunfish. 3 regatas entre os Cadetes de todos os navios-escola presentes nas Bermudas. A equipa portuguêsa era constituída pelos OCeanos Simões Teles, Simões Lopes, Mergulhão, Calvet e Serradas Duarte. A nossa prestação foi boa, um segundo lugar em individual e um terceiro por equipas.

sexta-feira, 3 de julho de 2020

BERMUDAS


A 3 de Julho de 1964, realizou-se uma festa na praia do então Carlton Beach Hotel (mudou posteriormente  o seu nome para Sonesta Beach Hotel), oferecida aos Cadetes Portuguêses e Dinamarqueses.
Música, bebidas não alcoólicas, hamburgers e hot-dogs. As girls bem vestidas para mostrar a sua beleza. Dançou-se na areia e alguns entraram a dançar pela água. Aproveitou-se para se marcar “dates” para mais tarde. Acabou por se dançar o Limbo. O hotel tinha uma discoteca na cave que era totalmente submersa e que tinha uma parede de vidro para se ver a água.
Enfim uma festa com boas consequências para alguns.

MADEIRA


A 3 de Julho de 1419, J. Gonçalves Zarco toma posse da Ilha da Madeira.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

RECRUTAMENTO MARÍTIMO


A 2 de Julho de 1867 é reformado o sistema do Recrutamento Marítimo.

HAMILTON


A 2 de Julho de 1964 a Sagres entra no Porto de Hamilton, fundeando em seguida. Ao passar em frente ao hotel Princess, este que tinha as bandeiras de todos os países participantes, saudou a Sagres arriando e içando a nossa bandeira nacional, momento inédito.
Primeiro dia de licenças, com a seguinte regra: 1/o oficiais, 2/o sargentos, 3/o guarnição e por fim cadetes. Entretanto passa uma LDM transformada para passeios turísticos, com velhas e velhos gringos, e nós fizemos sinal para nos darem boleia. Acabamos por embarcar na lancha e sermos os primeiros a pisar terra, por sinal na Marina do hotel Princess. Os turistas presentearam-nos com uma salva de palmas. E lá fomos nós “invadir” Hamilton e tentar entrar em contacto com as nativas. Boas perspectivas!

terça-feira, 30 de junho de 2020

CARTOGRAFIA


A 30 de Junho de 1798 é criada a “Sociedade Real Marítima e Geográfica” para a realização das Cartas Hidrográficas e Militares de Portugal.

OCEANOS


A 30 de Junho de 1942 nasce o O’Neill. Entra para a Escola Náutica em 1960, no ano seguinte concorre para a Escola Naval e entra no N. T. Em 1964 recebe guia de marcha para o O. C. a tempo de fazer a viagem transatlântica da Sagres.
Sempre brincalhão, na Sagres convenceu o filho do Allan Villiers de ter gostos especiais, e o rapazinho (da nossa idade) dormia com 2 cobertores para se proteger de qualquer “investida”.
Na nossa última formatura para o pequeno almoço formou à frente do curso abrindo o desfile como se fosse uma “Majorette”.
Um bom dia de aniversário e que a saúde te acompanhe.
Um Abraço

segunda-feira, 29 de junho de 2020

SAGRES


A 29 de Junho de 1964, o Comandante da Sagres chama toda a guarnição ao convés. Diz que já não há possibilidades de se chegar até à data limite a Hamilton por falta de vento. Assim resolveu desistir da regata e seguirmos a motor.
Faina geral, carregar e arriar o pano e ferrá-lo a preceito. Muitos com lágrimas no olho, o “Papagaio” chorava e soluçava. O “Vinte” só dizia que preferia ter perdido a aposta. Enfim um dia triste.
E lá seguimos com máquina AV toda a força num mar espelhado.

OCEANOS


Nasceu em 29 de Junho de 1945 acompanhado do seu irmão gémeo, o Pedro Bastos Moreira. Cedo aprendeu a disciplina militar e em 1962 entra na Escola Naval para o O. C.
Com um percurso variado na Marinha, acaba a sua actividade ligado às Informações.
Camarada e Amigo conviveu sempre bem entre os seus pares. Várias histórias se contam acerca dele, mas não é o momento de as escrever aqui. Faltas aos almoços OCeânicos, arranja coragem para depois do verão compareceres.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário junto com os teus e que o repitas muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.