sábado, 25 de agosto de 2018

Ainda o Património Histórico


No seguimento da mensagem do Cte Encarnação Gomes (ver aqui), do "post" do saudoso OCeano Pinto Machado no seu blogue (ver aqui) e do comentário do Alm Brito e Abreu sobre este tema (ver aqui) recebemos o "mail" que segue enviado pelo Cte Paulo Cavaleiro Ângelo, Presidente da Direcção do CMN:

"Exmo. Sr. Almirante Brito e Abreu,
Peço desculpa por só agora reagir ao seu email abaixo indicado, mas entretanto meteu-se o período de férias para além de outras indisponibilidades da minha parte.
Toda a forma, tomei muito boa nota deste seu relato e oportunamente lhe irei solicitar (ou a algum outro consócio mais bem informado sobre este assunto) mais detalhes, para que efetivamente possamos fazer algo. Numa primeira análise, informo concordar que o CMN tenha que tomar uma posição sobre esta matéria.
Agradeço-lhe, uma vez mais, ter trazido ao meu conhecimento este assunto.
Os meus respeitosos cumprimentos, extensivos ao curso Oliveira e Carmo!

Com os melhores cumprimentos,

PAULO CAVALEIRO ÂNGELO
Capitão-de-mar-e-guerra 
Presidente da Direção"

NOTA: O curso OC agradece e retribui os cumprimentos esperando que a situação do Monumento seja corrigida.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

ROMARIA DA SRA. DA AGONIA



Entre as inúmeras actividades que envolvem toda uma cidade, há uma,, particularmente acarinhada pelos milhares de Vianenses e "aves de arribação" que por uma razão ou por outra estão ligados ao mar: é a "Procissão ao Mar" . Maioritariamente celebrada pelos que dele ou para ele vivem  e que habitam nas ruas e vielas da Ribeira em Viana do Castelo.
Eis senão quando, a abrir o grande desfile/procissão  das mais variadas embarcações de pesca, recreio, portuárias etc. aparece o único representante da Marinha : um senhor de farda branca !! Embarcações ou navios de cor cinzenta , nem vê-los. Até para integrar e encabeçar a procissão era um semi-rigido do ISN.



HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS



O Hospital das Forças Armadas tem, entre outras, a valencia oncológica.
Actualmente dispõe, como médicos de oncologistas, de 2 profissionais: um oficial do exercito na situação de reforma e uma médica civil.
Sendo o principal hospital das Forças Armadas servindo  uma população potencialmente bastante numerosa parece-me, à primeira vista, que o número de médicos oncologistas é manifestamente insuficiente.
Curiosamente, a 50 metros do serviço de oncologia, há outro oncologista que...está a prestar serviço na Medicina Hiperbárica.

Escapa-me o racional da situação ....

Petróleo em Cascais?

Consta que foi encontrado petróleo em abundância ao largo de Cascais.


E já está em adiantado estado de construção uma torre petrolífera, paredes meias com a marina. Foi assim que a vi, hoje de manhãzinha, durante a minha caminhada matinal no paredão.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

VASCO DA GAMA


A 23 de Agosto de 1498, Vasco da Gama larga de Calecute iniciando a sua viagem de regresso a Portugal.