sexta-feira, 16 de agosto de 2019

SAGRES


A 16 de Agosto de 1964, a Sagres depois de ter contornado a Ilha do Faial, fundeia em frente à ilha das Flores possibilitando o OCeano Gago Lopes encontrar-se com os seus Pais que aí estavam em comissão.  Os Pais do G. Lopes receberam os OCeanos que foram a terra, de uma forma extremamente acolhedora.

AERONÁUTICA NAVAL


A 16 de Agosto de 1948 é publicado o diploma que organiza a Aeronáutica Naval.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

CHINA


A 15 de Agosto de 1517, o navegador português Fernão Peres de Andrade torna-se no primeiro europeu a desvendar a rota marítima para a China. No delta do Rio das Pérolas tem um encontro com oficiais chineses.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

MARINHA


Foi a 14 de Agosto de 1892, que por decreto real o “Serviço de Torpedos” passou do Ministério da Guerra para o Ministério da Marinha.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

ALMIRANTES


A 13 de Agosto de 1471, o Rei D. João II promulga o “Regulamento dos Almirantes de Portugal”.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

OCEANOS


Hoje é dia de festa, faz anos o “Amarelito”. Nascido a 12 de Agosto de 1944, cresceu no reino dos Algarves e ingressou na guarnição dos OCeanos em 1962, refiro-me ao Amaral Pereira.
Bom profissional, passou um mau bocado, sem o saber, quando um sr. Almirante o acusou ao CEMGFA que estava a “brincar aos cow-boys” durante uma operação de seguimento dum navio russo. O CEMGFA perguntou a um seu camarada como ele era, e obtida a informação deu uma “chazada” à Marinha.
Tenhas um bom dia de aniversário junto com os teus e que o repitas muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

domingo, 11 de agosto de 2019

OCEANOS


11 de Agosto de 1944, nasce o Jorge Jacinto. Ainda menino ingressou nas lides militares. Em Setembro de 1962 entra para a guarnição dos OCeanos. Foi o primeiro a ir para o livro por ter feito mal a barba! Ele nem queria acreditar, mas o Comandante da Companhia de Alunos, Saturnino Monteiro, foi inclemente. Toda uma vida passada na Marinha. Agora dedica-se aos netos . Passou por uma tempestade nestes últimos meses, mas agora já conseguiu ultrapassar.
Que venha a saúde e boa disposição do antigamente.
Tenhas um bom dia de aniversário  com os teus e que o repitas por muitas vezes de peito feito ao mar.
Um Abraço.