terça-feira, 9 de abril de 2019

O almoço OCeânico do mês de Abril


 
Hoje, no sítio do costume e com uma versão gastronómica diferente do habitual, estiveram dezasseis valentes OCeanos que anteciparam a Páscoa e que, com a sua assiduidade, continuam a cumprir um ritual que é um importante contributo para a estabilidade emocional de cada um.
Para além das interessantes conversas do costume, mais ou menos animadas, falou-se pela primeira vez nas comemorações do 60º aniversário da nossa vida naval, que está apenas a 38 meses de distância.
Apesar da excelência da reportagem do LSN, aqui deixo aqui a minha habitual galeria fotográfica dos OCeanos que hoje conviveram.

Almoço OC (09Abr19)

Desta vez compareceram 16 OCeanos e alterou-se um pouco o esquema almoçaral ("buffet", à francesa). Mas a animação foi a mesma de sempre, com "estórias" e mais "estórias" a cruzarem o espaço OCeânico ... mais uma jornada de lembranças e boa disposição. De realçar um regresso ao nosso convívio de um elemento que ainda não tinha aparecido em 2019, o JBR. Muito bem-vindo.



(Para ampliar, "clicar" sobre as imagens.)

BATALHA DE LÁ LYS


Na madrugada de 9 de Abril de 1918, oito divisões germânicas ( 100 mil homens) apoiadas por mais de 1000 peças de artilharia avançaram numa frente de 11 km contra o Corpo Expedecionário Português (2 divisões, (20000 homens).
Notabilizou-se o soldado Aníbal Milhais, o único soldado a receber a "Torre e Espada" no campo de batalha.  O general Ferreira do Amaral ao condecorá-lo afirmou: Tu és Milhai mas vales por milhões, ficando a ser conhecido como o Soldado Milhões.

domingo, 7 de abril de 2019

OCEANOS


7 de Abril de 1945, nasce mais um futuro OCeano, o Bandeira Ennes. Desde novo habituado às lides militares foi aumentado aos efectivos da guarnição do O.C. em Setembro de 1962.
Agora reformado, ausentou-se das manobras OCeânicas.
Que tenhas um aniversario feliz junto dos teus é que o possas repetir por muitos anos.
Um Abraço