terça-feira, 10 de junho de 2008

Combustíveis ... toca a pagar!!!


Só hoje tenho oportunidade para chamar a atenção para este artigo, aparecido no último Expresso, do economista Daniel Bessa. Este senhor, que já foi ministro de um governo socialista (!), tem tomado algumas posições que, pelo menos, podem ser classificadas de polémicas. Aponto apenas dois exemplos: o salário mínimo deve acabar ... e o subsídio de desemprego também. Agora, com os preços dos combustíveis a subir todos os dias, começa por dizer no tal artigo (que pode ser lido seguindo a ligação acima indicada), que "As empresas refinadoras ou distribuidoras não ganham nada com isso; pelo contrário, porque passam a vender menos." Deve ser por isso que os ganhos da GALP têm vindo a aumentar no primeiro trimestre deste ano, tendo o lucro resultante do aumento especulativo do preço do petróleo a nível internacional tido um aumento de +228,6 % (ler aqui). E depois continua, após mostrar preocupação com os accionistas da empresa a quem o Estado português prometeu lucros (os que já têm não lhes chegam): "Quem tem de pagar o aumento do preço do petróleo, somos nós, no aumento dos preços praticados pelas empresas de transporte, no aumento do preço do peixe pescado pelos pescadores, etc. E se, como se diz, o aumento do preço do petróleo veio para ficar, quanto mais depressa começarmos a pagá-lo, e a tirar as consequências, melhor." Quer dizer, para nós é "toca a pagar e quanto mais depressa melhor" ... aos accionistas, coitadinhos, não se pode tirar nem um cêntimo dos fabulosos lucros (sempre crescentes) que metem ao bolso com este aproveitamento escandaloso do actual choque petrolífero.
Este, para mim, é um dos exemplos mais acabados da actual situação em que o poder político está completamente de cócoras face aos grandes interesses económicos instalados.

1 comentário:

O 403 d'62 disse...

E de cócoras está face aos camionistas e a quem lhe fizer frente com voz grossa !!!!
Caladinhos que nem um rato sempre que a maioria parlamentar não é suficiente para lhes aquecer as costas da arrogancia e da intransigencia !!!