segunda-feira, 6 de julho de 2015
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
![]() |
Água aberta ... no OCeano |
Em 1961, durante o processo que levou à queda da Índia Portuguesa, o então 2º Ten Oliveira e Carmo bateu-se heroicamente, sacrificando a própria vida na defesa de Portugal. Em sua homenagem, a Armada decidiu que o curso a entrar na Escola Naval em 1962 o teria como patrono. Foi o “OC”. Este curso, que desde sempre fomentou e cimentou fortes laços de camaradagem e amizade, vem criar este espaço de contacto, cuidando assim de aproximar o que a lei da vida vai afastando. |
Os conteúdos das contribuições publicadas, bem como as posições expressas neste "blogue", são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
3 comentários:
O primeiro português que entrou na Abissínia ou Terra do Preste João foi Pero da Covilhã (c.1490). Alguns outros se lhe seguiram. Em 1541 o Preste João pediu ajuda a Dom Estevão da Gama, filho de Vasco da Gama e 11º governador da Índia, para que expulsasse os muçulmanos das suas terras. O governador decidiu enviar uma expedição de 400 soldados comandada pelo seu irmão Dom Cristóvão da Gama.
Um desses soldados foi Miguel de Castanhoso que escreveu a "História das cousas que o mui esforçado capitão Dom Cristóvão da Gama fez nos reinos do Preste João com quatrocentos portugueses que consigo levou", onde escreveu:
"Um sábado à tarde, a nove dias do mês de Junho da era de 1541 anos, se despediu Dom Cristóvão de seu irmão o governador, e de toda a outra gente e começou a caminhar com seu arraial, levando artilharia e munições para a guerra...".
Dom Cristóvão veio a ser preso e degolado em fins de Agosto de 1542 pelas tropas do rei de Zeila. Quase três anos depois a expedição regressou e fez-se "às velas do navio caminho da Índia... e chegámos a dezanove de Abril do dito ano de 1544".
A veia histórica do sempre atento e sabedor ARC é uma enorme e enriquecedora
mais valia para este blogue. Muito obrigado Costinha!
Obrigado pelos teus comentários, que enriquecem muito o nosso blog. Continua.
Comentar esta onda