sábado, 26 de agosto de 2017

OCEANOS

(Sesimbra)

Neste dia 26 de Agosto de 1964, durante o quarto das 0400 às 0800 avistou-se pela proa o Farol do Espichel. O curso Oliveira e Carmo embarcado na Sagres estava prestes a concluir a segunda trans-atlântica. Estavam de quarto o oficial navegador, o então Primeiro-Tenente Martins e Silva e o 5/0 grupo dos OCeanos. Acabamos por fundear já no quarto seguinte ao largo de Sezimbra.
À tarde foi a saída para o exercício de desembarque, comandadas pelo nosso instrutor o então Primeiro-Tenente Costa Catalão.

13 comentários:

O José Cruz disse...

Que saudades!
A tua memória continua a pontuar em grande! Pela minha parte, o meu muito obrigado por transportares para os dias de hoje a recordação destes momentos.

O José Cruz disse...

Quanto aos oficiais, também nos acompanhava o 1º Ten. Fialho Palma, a quem "palmámos" o boné antes da partida. Lembram-se do motivo?

O speedy disse...

Caro Cruz
Estás enganado. Os oficiais da Sagres eram: Cte. Silva Horta, Imed. Ferreira da Costa, Primeiros tenentes Figueiredo (AN), Fernando Gomes (Máq.) Martinsc e Silva (Navegador), Conceição e Silva, Seg. Ten Moitinho de Almeida, G.M. Moreira Freire, Machado dos Santos e Silva Nunes. Da E. Naval: Cap. ten. Sousa Machado, Primeiros-tenentes Cirne de Castro e Costa Catalão.
O Prim. Ten. Fialho Palma embarcou connosco numa fragata, creio eu.

O José Cruz disse...

Penso não ter sonhado, mas nós uma vez em Sesimbra fizemos um exercício nocturno em que havia uma força atacante (acompanhadas por um daqueles oficiais) e outra defensiva. Podia haver prisioneiros que como tal, seriam alvo de algumas "patifarias". Ora os oficiais em princípio eram neutros em relação à força que cada um acompanhava, a não ser que tirassem o boné em que passariam a fazer parte dela com todas as consequências inerentes.
Da força atacante fazia parte o Vacas que, disfarçado em cima de um burro, passou de noite pelo acampamento da força defensiva e lá largou qualquer coisa incendiária, uma granada, talvez.
Acontecia que o Ten. Fialho Palma, a quem nós queríamos pregar uma partida, tinha uma cabeça muito grande e o boné de qualquer outro camarada não lhe servia. Por isso, lho roubámos. Já não me lembro como é que ele resolveu o problema.
A tua memória situará no tempo este episódio.

O speedy disse...

O GM Moreira Freire era o oficial dos guerrilheiros, o Cte. Da força de desembarque era o 1/0 Ten. Costa Catalão .
A história do boné do FP não me recordo quando aconteceu. Mas o F. P. Só aparece na E.Naval rendendo o B. Pessoa.

O José Cruz disse...

Estes fenómenos da memória são tramados!
Alguém quer dar um contributo?

O Luís Silva Nunes disse...

Ao contrário do Speedy eu cá já me habituei às trocas e baldrocas provocadas pelas falhas de memória ... é a vida. Lembro-me bem (penso eu de que) do desembarque em Sesimbra (eu fazia parte dos "guerrilheiros"/"terroristas") e de algumas peripécias nocturnas ... do FP é que não me lembro, nem do episódio relatado pelo NC.

O J.N.Barbosa disse...

O Fialho Palma não entra nesta história de certeza. Eu era guerrilheiro e o chefe era o Freire. O Palma só vem para a EN a seguir à viagem.

O José Cruz disse...

Bom, parece que o FP tem de sair deste filme. Mas tenho presente a história do boné e não a devo ter inventado. Ter-se-á passado com o Catalão? Talvez, e admiro-me de nenhum de vocês se lembrar dela.
Embora não tenha sido essa a minha intenção, esta história serviu, para além de aclarar memórias, para animar um pouco o blogue, adormecido pelas férias.

O speedy disse...

Esqueci-me de referir o Capelão Melo que também embarcou na Sagres, com o nosso curso.

O José Cruz disse...

E também o médico, o Dr. Ponce.

O speedy disse...

Tens toda a razão. Agora é que parece que está referida toda a oficialidade da Sagres.

O José Cruz disse...

A história, parece que agora me está a emergir um pouco na memória, foi com o Catalão (se o calhar ver, ainda lhe pergunto se se lembra do episódio. Tenho uma reminiscência de o ver sair com um boné emprestado, não sei é onde fui buscar o FP. Admiro nenhum de vocês se lembrar disto.