ESTÓRIAS OCEÂNICAS
Iniciado há pouco tempo o nosso 2/o ano, ano lectivo 1963/64. Temos a notícia que a nossa viagem de instrução na Sagres vai ser antecipada. Vamos participar na regata dos “Tall Ships” , Lisboa-Hamilton (Bermudas). Está regata é organizada pela STA, Sailing Trainning Association, que foi criada pelo então Príncipe Filipe da Inglaterra e pelo Embaixador Theotónio Pereira.
Entramos em polvorosa, viajar até às Bermudas, seguir para New York, ver a World’Fair, e a seguir mais algumas cidades portuárias da Costa oriental.
Entretanto apanhamos um balde de água fria, o Director de Instrução seria o já promovido Cte. Sousa Machado, o Instrutor de Navegação o 1/o Ten. Cirne de Castro e finalmente o Instrutor de Infantaria o 1/o Ten. Catalão. Um trio que para nós nos metia medo. No entanto a história mostrou precisamente o contrário, um trio de Oficiais que foram uns autênticos Camaradas e que nos ensinaram e formaram a nossa maneira de ser futura.
O Cte. Sousa Machado reúne no anfiteatro com o nosso curso para uma directivas prévias. Decide encarregar alguns dos Cadetes de determinadas actividades. Assim para a realização do “Jornal de Bordo”, nomeia o Almeida Cavaco. Para adjunto do Rancho encarrega o Sousa Pinto, pelos paióis de abastecimento nomeia o Camilo Alves. Em seguida pelo controlo das publicações nomeia o Teixeira de Aguilera, para as publicações classificadas nada melhor que o Serradas.
Depois pergunta quem deverá ser o “orador” em Hamilton, o curso sugere o Joaquim, (Godinho Veiga), mas o Cte. Sousa Machado nomeia o Kid Max (Monteiro Marques). Depois coloca idêntica questão para New London, e nós insistimos no Joaquim; este defender-se que não teve a disciplina de Inglês no Instituto Técnico, mas o Cte. s. Machado afirma então que será o Godinho Veiga e que tem tempo para aprender inglês na viagem.
Finalmente faltava o Adj. do Instrutor de Navegação. Havia uma rivalidade entre o torrejando Sousa Machado e o penicheiro Patrício Leitão, rivalidade que existia entre as duas cidades. Como seu sorriso malandro o Director de Instrução nomeia o Leitão para Adjunto do então 1/o Tenentte Cirne de Castro.
Basta dizer que estes Oficiais ficaram no apreço do O. C. e que se não estão presentes , os três, às cerimónias dos nossos 60 anos é porque o Comandante Sousa Machado já faleceu, infelizmente.
Nota: está estória contou com a participação do OCeano Patrício Leitão.
Ninguém comentou esta onda
Comentar esta onda