sexta-feira, 2 de agosto de 2019

JÚLIO CÉSAR


A 2 (?) de Agosto do ano 47 AC, Júlio César comentou a sua vitória sobre Fennácio III, em Pontus, com a seguinte frase que ficou famosa "Veni, Vidi, Vici".

BARTOLOMEU DIAS


A 2 de Agosto de 1487 Bartolomeu Dias, com Pêro de Alenquer como piloto, larga de Lisboa em direcção a África. Nesta sua viagem conseguiu dobrar o “Cabo das Tormentas”, mais tarde denominado Cabo da Boa Esperança pelo Rei de Portugal.

terça-feira, 30 de julho de 2019

SAGRES ETD ??


30 de Jul de 1964 é o dia determinado para a Sagres largar de New Bedford para a transatlântica de regresso. A população de NB queria que a barca ficasse mais uns dias na cidade. Começaram a enviar telegramas ao Ministro da Marinha, desde o Mayor, o Cônsul Portuguêsa e outras forças vivas da cidade além dos nossos emigrantes. Foram milhares de telegramas para Lisboa. Resposta zero. O Comandante manda tocar à faina geral. O cônsul aparece e pede para anular a faina pois enviou um telegrama para o Governo e ter telefonado para Lisboa tendo a  esperança no adiamento. Finalmente o balde de água fria: a Sagres ia largar. Muitos fizeram a faina com lágrimas na face, de terra era uma aclamação enorme, muitas embarcações a escoltarem a Sagres até ao mar.
3 deserções, 2 grumetes e um marinheiro, o trinta. Um dos grumetes foi para o Canadá com a sua família, outro grumete foi acolhido por uma familia emigrante, só o trinta foi caçado. Tinha ido para casa de uma senhora americana divorciada mas depois trocou-a pela sua filha, a senhora de vingança denunciou-o e ele foi recambiado para Ponta Delgada onde nos esperou debaixo de prisão, era um tipo porreiro mas muito mulherengo, a sua perdição.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

OCEANOS AVISO


Como repararam as “minhas” últimas ondas estiveram sem imagem uns dias. É de elementar justiça referir que todas as imagens são colocadas pelo Luís Silva Nunes. Uma colaboração entre dois OCeanos, que quando o LSN está fora com limitações de acesso à internet, os “posts” ficam sem imagem. Quando regressa ele trabalha o dobro e coloca as imagens em falta.

Viagem de Curso


Recebida a seguinte colaboração datada de 23Jul mas que só agora foi possível publicar:

"Meus caros 
Tenho lido com interesse os vários post que o SL tem vindo a publicar sobre a vossa viagem de instrução e não tenho resistido à comparação com a que o meu curso teve. 
Tal como convosco sucedeu também a nossa viagem esteve centrada num triângulo, não o das Bermudas  como foi a vossa, mas no da banana, do transistor e da mancarra.
A indicação que seguidamente faço de alguns dos pontos altos dessa nossa viagem não tem, bem longe disso, o propósito de vos despertar qualquer tipo de inveja, apreciem só.
Cerca de um mês de permanência no Mindelo, tempo mesmo assim insuficiente para nos apercebermos das várias tonalidades de castanho em que a ilha de S. Vicente era fértil; se calhar foi por isso que lá voltámos na viagem seguinte.
Passeios a pé, quase diários, até à Matiota (havia quem lhes chamasse Educação Física) onde, sempre que não se avistava qualquer barbatana no horizonte, conseguíamos nadar.
Visita ao crocodilo de Mansoa, ao tempo já um bocado decrépito e com problemas de dentição, mas mesmo assim um crocodilo.
Passeio aéreo sobre a Guiné ( premonição do que a alguns viria a suceder poucos anos depois então unicamente a pé ou pela via fluvial)
Tenho, por certo, que poucos cursos terão tido um ratio cadete por máquina fotográfica ou transistor próximo daquele que alcançámos. 
Apesar de termos tido poucas recepções não me restam igualmente dúvidas que o consumo de amendoim nelas verificado deve constituir, ainda hoje, um record nas viagens de cadetes.
Tenho quase a certeza que poucos cursos terão mostrado tanto apego à vida de bordo como nós, refiro só, em abono do que afirmo, que apesar de em Bissau haver licença para sair pelas 1300 horas poucos, ou mesmo nenhuns, o faziam,  preferindo dar o seu contributo à vida de bordo até cerca das 1800 horas a que enfim, com algum sacrifício, lá considerávamos sair do navio.  
Enfim, se é certo, como alguns dirão talvez com razão, que cada um tem o que merece, não me parece menos certo que há gente que nasceu da união do cobre e do níquel , os chamados de cuproníquel , enquanto outros terão nascido da união do cobre e do ar. 
Abraço amigo do E. Gomes

ARTILHARIA NAVAL


Os Artilheiros da Marinha estão de parabéns. Foi a 29 de Julho de 1863 que foi criada a “Escola Prática de Artilharia Naval”.
Peças de BB, Fogo,
 Peças de EB, Fogo!
Enquadrou!

domingo, 28 de julho de 2019

MARINHA


Foi a 28 de Julho de 1736 que é criada a “Secretaria dos Negócios da Marinha e das Conquistas “

OCEANOS


Foi neste dia 28 de Julho de 1964 que um grupo de OCeanos ao ir a uma praia perto de New Bedford se confrontou pela primeira vez com a prática de Surf. Uns jovens americanos estavam a praticar, havia muitas girls a ver e nós fomos desafiados a experimentar. Claro que o convite foi aceite, o P. Gonçalves e o S. Lopes bem tentaram equilibrar-se, mas era cada chapada na água. Os camones a gozar, mas depois nós viemo-nos embora com as girls que estavam a ver, ela gostaram da nossa bravura e do cavalheirismo. Mais uma ensinadela dada pelos galantes OCeanos.

sábado, 27 de julho de 2019

OCEANOS


Nasce a 27 de Julho de 1943, nos Algarves, o OCeano Luís Paiva de Andrade. Dele recordo o incidente que se passou em pleno verão de 1965, quando o Oficial de Dia entrou na sua camarata depois da alvorada e à voz de sentido dada pelo OCeano chefe da camarata o LPA se levantou da cama virado para a janela e de costas para a porta. O Oficial de Dia (O.B.) deu-lhe ordem para se voltar de frente e ele nada, só à terceira voz do Oficial ela se vira e então o Oficial fica embasbacado e retira-se imediatamente; e o Luís não foi para o livro.
Bom Camarada e Amigo, os desejos que tenhas um óptimo dia de aniversário e e que o repitas por muitos anos de saúde (sem te preocupares com a creatinina) e boa disposição.
Um grande Abraço.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

OCEANOS


A 26 de Julho de 1964, depois de poucas horas de viagem, a Sagres abica ao cais de New Bedford, último Porto dos States.
Na cais, milhares de portuguêses à nossa espera e acompanhados por uma banda de emigrantes Cabo-verdianos a tocar o nosso Hino Nacional mas com um ritmo um pouco acelerado.  A abicagem foi épica, com parte da gente a escapar-se do cais. Como o cais era protegido por madeira, não houve danos no navio, só a madeira é que ficou com a marca da proa da Sagres.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

OCEANOS


Foi a 24 de Julho que os OCeanos se dirigiram a Ludlow, para disputar um jogo de futebol com os nossos emigrantes e em seguida um lanche e baile na cave de uma igreja dedicada à Nossa Senhora de Fátima. O jogo foi bastante disputado quase havendo pugilato  entre um OCeano e os locais, mas acabou tudo em bem. O baile foi animado e à noite voltamos para o navio, em Providence.

terça-feira, 23 de julho de 2019

OCEANOS


Foi a 23 de Julho de 1964 que a Sagres atracou em Providence capital do estado de Rhode Island. Na altura a colónia portuguêsa era a mais culta das que existiam nos States. 
O governador causou sensação com o aparato com que nos recebeu, especialmente a sua mulher que tinha sido miss Playboy dois anos antes.
Os OCeanos tiveram “guias turísticas” do melhor. Cabe a cada um recordar a sua permanência.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

AVIAÇÃO NAVAL


A 22 de Julho de 1942, hidroaviões da Aviação Naval baseados no Bom Sucesso, localizam uma baleeira com náufragos do navio inglês Ávila Star, que fora torpedeado a 5 de Julho ao largo dos Açores. Foram os únicos náufragos salvos. Havia aviões da RAF nas buscas mas só os nossos conseguiram detetar a baleeira.

SAGRES


22 de Julho de 1964, ao fim da tarde  a Sagres larga de New London ao som de uma Banda da US Navy e dos gritos de adeus das meninas.

domingo, 21 de julho de 2019

PORTA-AVIÕES


Foi a 21 de Julho de 1946 que pela primeira vez um avião a jacto descolou e aterrou num porta-aviões. Foi o piloto da marinha Norte-Americana James J. Davidson.