sábado, 21 de fevereiro de 2009

Faróis de Portugal

Para recordarem os velhos tempos em que andavam a tomar-lhes o azimute, vejam esta infografia que aqui deixo com a devida vénia ao “Expresso.pt”.

CARNAVAL


É Carnaval. Descansemos.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Efemérides

Estrato da Wikipédia:

Nasceu no bairro da Ajuda e ingressou, aos 17 anos, na Marinha .
Distinguiu-se como cartógrafo, a partir de
1898 quando de sua primeira comissão em Timor. Até 1920 levantou e cartografou não apenas aquele território mas também o de São Tomé e Príncipe, o de Angola e o de Moçambique.
Respondeu pela delimitação definitiva da
fronteira entre Angola e o Zaire. No decurso destes trabalhos fez a pé a travessia da África, onde conheceu Sacadura Cabral.
Este incentivou-o a dedicar-se ao problema da navegação aérea, o que levou ao desenvolvimento do
sextante de bolha artificial, posteriormente comercializado pela empresa alemã Plath com o nome "Sistema Gago Coutinho"[.
Juntos inventaram ainda um "corretor de rumos" (o "plaqué de abatimento") para compensar o desvio causado pelo
vento. Para testar essas ferramentas de navegação aérea, realizaram em 1921 a travessia aérea Lisboa-Funchal.
Assim preparados, em
1922, no contexto das comemorações do centenário da Independência do Brasil, realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Em
1954 a TAP convidou-o para um vôo experimental ao Rio de Janeiro num DC-4, antecipando a futura linha regular que se estabeleceria em 1961.
A partir de
1925 dedicou-se à História Náutica, tendo desenvolvido vasta obra de investigação científica, publicando significativa variedade de trabalhos geográficos e históricos, principalmente acerca das navegações portuguesas, como, por exemplo, "O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama" e a sua versão de "Os Lusíadas". Vários de seus trabalhos encontram-se compilados na "Náutica dos Descobrimentos".
Como reconhecimento de sua obra, foi nomeado director honorário da
Academia Naval Portuguesa em 1926, e distinguido como piloto aviador. Retirou-se da vida militar em 1939.
Pertenceu ao
Grande Oriente Lusitano da Maçonaria Portuguesa.

Sorte e asneira


Tanto o MDN de França como o do Reino Unido foram muito lacónicos nos comunicados sobre o acidente que envolveu os submarinos Vanguard e Le Tiomphant. Não admira, dado tratar-se de meios estratégicos nucleares, e a imprensa dos dois países não vai mais longe, especulando apenas sobre o silêncio dos submarinos, dificuldades de detecção e nada mais. Ora o que tem que ser perguntado é o que fazem dois submarinos em imersão na mesma área, ainda por cima em missões separadas. Esta é uma situação teoricamente impossível, excepto se fossem submarinos de ataque em situações especiais, como seja em operações de apoio. Não se tratando disso e sabendo que gestão do espaço marítimo é muito rigorosa, feita com antecedência e com conhecimento de todos os interessados, põem-se interrogações várias: O SUBOPAUTH sabia da existência de um submarino francês na área? Os francêses fazem patrulhas submarinas sem comunicarem à autoridade coordenadora? A França não fazer parte da estrutura militar da NATO terá algo a ver com isto?

Podemos ainda especular que a nova estrutura de comando da NATO eliminou comandos de área ou que a mania dos comandos conjuntos fez desaparecer competências que eram, no passado, do mais alto nível. Uma coisa me parece certa, é que a culpa não foi dos pobres dos submarinistas que desta vez se safaram de um triste fim. E, a propósito, o facto de os submarinos não se terem detectado um ao outro não é um defeito, pelo contrário, revela alta qualidade da tecnologia usada na construção naval para a eliminação de ruidos.

Coisas da Sorte



Abalroaram em imersão mas o Neptuno não estava com apetite e lá se safaram.

Sem ver, aposto que foi culpa do francês!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

NO COMMENTS


Sobre a Crise


"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável.
O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"

Karl Marx, Das Kapital, 1867
Bom fim de semana

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Darwin

(Darwin com 51 anos)
Nasceu há duzentos anos o criador da teoria da evolução. Charles Robert Darwin publicou o "On the Origin of Species by Means of Natural Selection" há 150 anos (22 de Novembro de 1859) e obteve um sucesso imediato. Os interessados em saber mais sobre este senhor e a sua obra podem ir aqui e aqui.

PS: Tenho algumas dúvidas sobre se Darwin previu o ramo evolutivo que a seguir se ilustra.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

RACHIDA DATI


Para o devido esclarecimento da opinão pública e afastando rumores maldosos declaro, para todos os efeitos legais, que nunca vi esta senhora ao vivo e consequentemente não sou o pai da criança.

Sede da APL

Como noticiado, prepara-se a Administração do Porto de Lisboa para construir a sua sede na praia de Algés, inutilizando uma vasta área de lazer e a pouca vista do Tejo que ainda resta. Está a correr uma petição que pode ser subscrita em www.petitiononline.com/oer2009/, com a finalidade de impedir mais esta. Quem quizer...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

EU NÃO vos disse?



O Chelsea não é governado como a nossa selecção , nem está lá , para bem deles , o sr.madaíl.
Eu bem vos disse que este senhor não percebe nada de bola , mas ninguém ouvia.
Ganhou os primeiros jogos porque a equipa vinha feita , mas quando começou a ter atritos com os jogadores e a mostrar a sua teimosia , começou a ver-se o que ele é.
Está na rua!!!!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Patrulhões...para variar.


A última crónica de Arquitectura Naval dos Anais do CMN é, como sempre, arrasadora para todo o processo de construção naval, com especial incidência nos patrulhões, que continuam penosamente no estaleiro com entrega para sabe-se lá quando (diz-se 2009), com quatro anos de atraso, «apresentando não-conformidades muito substanciais, extensamente documentadas em sede própria». «Pelo contrário, o plano de pagamentos tem avançado de modo muito mais célere do que o previsto no contrato e do que o andamento das construções recmendaria». É também revelado que a auditoria da Inspecção-Geral da Defesa Nacional mandada fazer em 2007 a titulo extraordinário e urgente não deu origem a qualquer relatório final ou despacho!

Enfim, temos aqui mais um caso que se enquadra perfeitamente no padrão habitual deste país, a que infelizmente já só reagimos com um sorriso amarelo! Recomendo a leitura.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Novos tempos

Pela primeira vez desde 1945 tropas alemãs vão estacionar em França em permanência. Será um efectivo de cerca de quinhentos homens pertencentes à Brigada Franco-Alemã. Os respectivos chefes de estado sublinharam o alcance histórico deste novo passo da amizade franco- alemã. A localização desta unidade está ainda em discussão e tem alguma delicadeza, já que ficará no nordeste de França, zona que historicamente ficou, várias vezes, no caminho das tropas alemãs.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CMG SILVÉRIO RIBEIRO da ROCHA e CUNHA

Tive ontem o grato prazer de assistir a uma excelente comunicação do OCeano Simões Teles, em Aveiro, integrada no ciclo de palestras sobre Aveirenses Ilustres, a convite da Câmara Municipal daquela cidade.

Do que ouvi, e foi muito, quero apenas referir porque pouco habitual:

1 - Depois de ter sido Ministro da Marinha, o Com. Rocha e Cunha exerceu os cargos de Capitão do Porto de Aveiro e de imediato de um navio;

2- O comandante do navio onde era imediato, o Com. Magalhães Correia, tratava-o por V. Exª. Quando o visado lhe disse que não se sentia bem em ser tratado com tal deferência, o comandante respondeu-lhe que não poderia tratar de outra forma um oficial que tinha sido seu Ministro.

Já o OCeano MPM tinha feito uma pequena resenha biográfica deste oficial, no blogue "A Voz da Abita", como Ministro da Marinha.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

FOR BRITISH INVESTIGATORS


Click , please