sábado, 21 de fevereiro de 2009
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Efemérides
Distinguiu-se como cartógrafo, a partir de 1898 quando de sua primeira comissão em Timor. Até 1920 levantou e cartografou não apenas aquele território mas também o de São Tomé e Príncipe, o de Angola e o de Moçambique.
Respondeu pela delimitação definitiva da fronteira entre Angola e o Zaire. No decurso destes trabalhos fez a pé a travessia da África, onde conheceu Sacadura Cabral.
Este incentivou-o a dedicar-se ao problema da navegação aérea, o que levou ao desenvolvimento do sextante de bolha artificial, posteriormente comercializado pela empresa alemã Plath com o nome "Sistema Gago Coutinho"[.
Juntos inventaram ainda um "corretor de rumos" (o "plaqué de abatimento") para compensar o desvio causado pelo vento. Para testar essas ferramentas de navegação aérea, realizaram em 1921 a travessia aérea Lisboa-Funchal.
Assim preparados, em 1922, no contexto das comemorações do centenário da Independência do Brasil, realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Em 1954 a TAP convidou-o para um vôo experimental ao Rio de Janeiro num DC-4, antecipando a futura linha regular que se estabeleceria em 1961.
A partir de 1925 dedicou-se à História Náutica, tendo desenvolvido vasta obra de investigação científica, publicando significativa variedade de trabalhos geográficos e históricos, principalmente acerca das navegações portuguesas, como, por exemplo, "O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama" e a sua versão de "Os Lusíadas". Vários de seus trabalhos encontram-se compilados na "Náutica dos Descobrimentos".
Como reconhecimento de sua obra, foi nomeado director honorário da Academia Naval Portuguesa em 1926, e distinguido como piloto aviador. Retirou-se da vida militar em 1939.
Pertenceu ao Grande Oriente Lusitano da Maçonaria Portuguesa.
Onda do
FdaPonte
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16:04 –
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Sorte e asneira

Podemos ainda especular que a nova estrutura de comando da NATO eliminou comandos de área ou que a mania dos comandos conjuntos fez desaparecer competências que eram, no passado, do mais alto nível. Uma coisa me parece certa, é que a culpa não foi dos pobres dos submarinistas que desta vez se safaram de um triste fim. E, a propósito, o facto de os submarinos não se terem detectado um ao outro não é um defeito, pelo contrário, revela alta qualidade da tecnologia usada na construção naval para a eliminação de ruidos.
Onda do
J.N.Barbosa
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15:18 –
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Coisas da Sorte
Abalroaram em imersão mas o Neptuno não estava com apetite e lá se safaram.
Sem ver, aposto que foi culpa do francês!
Onda do
Fernão
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00:10 –
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sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Sobre a Crise
Karl Marx, Das Kapital, 1867
Onda do
FdaPonte
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11:58 –
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quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Darwin
PS: Tenho algumas dúvidas sobre se Darwin previu o ramo evolutivo que a seguir se ilustra.

Onda do
LSN
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08:51 –
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terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
RACHIDA DATI
Onda do
Fernão
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17:51 –
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Sede da APL
Onda do
J.N.Barbosa
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09:56 –
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segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
EU NÃO vos disse?
Onda do
Manel
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16:40 –
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Etiquetas: palmas?
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Patrulhões...para variar.

Enfim, temos aqui mais um caso que se enquadra perfeitamente no padrão habitual deste país, a que infelizmente já só reagimos com um sorriso amarelo! Recomendo a leitura.
Onda do
J.N.Barbosa
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12:18 –
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sábado, 7 de fevereiro de 2009
Novos tempos
Onda do
J.N.Barbosa
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19:22 –
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sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
CMG SILVÉRIO RIBEIRO da ROCHA e CUNHA
Tive ontem o grato prazer de assistir a uma excelente comunicação do OCeano Simões Teles, em Aveiro, integrada no ciclo de palestras sobre Aveirenses Ilustres, a convite da Câmara Municipal daquela cidade.
Do que ouvi, e foi muito, quero apenas referir porque pouco habitual:
1 - Depois de ter sido Ministro da Marinha, o Com. Rocha e Cunha exerceu os cargos de Capitão do Porto de Aveiro e de imediato de um navio;
2- O comandante do navio onde era imediato, o Com. Magalhães Correia, tratava-o por V. Exª. Quando o visado lhe disse que não se sentia bem em ser tratado com tal deferência, o comandante respondeu-lhe que não poderia tratar de outra forma um oficial que tinha sido seu Ministro.
Já o OCeano MPM tinha feito uma pequena resenha biográfica deste oficial, no blogue "A Voz da Abita", como Ministro da Marinha.
Onda do
José Cruz
@
19:06 –
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