A defesa da língua portuguesa volta a atacar
No "Público" de hoje, em artigo publicado numa das últimas páginas, cito de memória o que dizia o nosso conceituado constitucionalista e ex-oficial da RN Jorge Miranda:
1 - O sr. Ministro Mariano Gago, sugeria (ou propunha ?), num encontro de altos responsáveis, que os segundos ciclos dos mestrados Bolonha, fossem feitos em inglês.
2 - As sessões do Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade Nova, eram realizadas em inglês.
Será de acreditar, mesmo vindo a notícia de quem vem?
Se assim fôr, será que não há quem, mesmo pestilento, tenha mão no desprezo galopante por este nosso património cultural que intansigentemente devíamos defender "dentro"e até promover "fora" que é a nossa língua? Ou será que já não lhe reconhecem dignidade suficiente para lhe suster o cinto das calças?
4 comentários:
Hoje, num Encontro sobre a "Qualidade em Estabelecimentos do Ensino Superior - Exemplos de Boas Práticas" dizia o nosso Venerando Mestre Professor Adriano Moreira que numa União Europeia com limitações de liberdade de manobra da mais variada natureza, ainda nos restava um espaço de liberdade de afirmação cultural, constituido pela CPLP. Só espero que as autoridades nacionais não venhama propor que, neste espaço de cultura "portuguesa", venha a ser adoptada a língua ... inglesa!
Haja Deus!!!
Isso nâo mas prepara-te para ouvir "calla te hombre"
Não sei se viram, ontem, a posição do senhor Bush considerando que o ensino do português nos EUA era um perfeito disparate. É Bush no seu melhor, aplicando a sua já famosa inteligência e diplomacia ... assim a modos que o rei de Espanha. Sempre gostaria de saber a reacção dos amigos portugueses, tipo Durão Barroso, a tão amável comentário!!!
Pegando no comentário do LSN, só falta dizerem-lhe de cá (ao Bush)que tem inteira razão, e se ele julgar que é brincadeira, são capazes de lhe citar, para corroborar a sua arguta opinião, as duas notícias a que me referi.
Comentar esta onda