domingo, 31 de outubro de 2010

Submarinos

ESTADO DEVE VENDER OU ALUGAR OS SUBMARINOS”


A par da necessária “redução da despesa pública, começando pelo despesismo e pelo desperdício público”, Portugal “tem de ver se tem alguns activos para vender ao estrangeiro, de modo a aumentar a receita pública e a reduzir a dívida pública e a dívida externa”, avisa Miguel Cadilhe.


Instado a elencar alguns exemplos, o ex-ministro das Finanças, numa visão em tudo coincidente com a defendida há dias pelo Bloco de Esquerda, não hesita: “Portugal deve vender os submarinos”. Diz Miguel Cadilhe que não sabe como está “o mercado secundário, em segunda mão, dos submarinos”, mas assegurando que está a “falar a sério e com todo o sentido de responsabilidade”, defende que Portugal deve tomar essa opção, “desde que o preço não venha implicar um prejuízo severo”. Se a venda for “pouco aconselhável por razões de preço”, recomendaria “alugar os submarinos”.


Recorde-se que Portugal já recebeu um dos submarinos – o “Tridente” - e prepara-se para receber, “ainda este ano”, de acordo com o ministro das Finanças, o segundo – o “Arpão” -, dos estaleiros alemães da HDW. Os dois navios custam ao Estado português 1030 milhões de euros.

“in” Vida Económica 29-10-2010

“ESTADO DEVE VENDER OU ALUGAR OS SUBMARINOS”

1 comentário:

O A.R.Costa disse...

Quem é este CADILHE?
O escritor-viajante, que faz programas interessantes na RTP e escreveu "A Lua pode esperar" e "1 Km de cada vez", ou é aquele que esteve no famoso BPN e arranjou um PPR de 10 milhões de euros e uma remuneração anual de 700 mil euros?