domingo, 7 de junho de 2020

TORDESILHAS


A 7 de Junho de 1494 foi assinado pelos Reis de Portugal (D. João II) e de Aragão e Castela (Reis Católicos) em Tordesilhas o tratado que dividia o mundo, a descobrir, por Portugal e Espanha, com o beneplácito do Papa. A divisão era delimitada por um meridiano 370 léguas a Oeste de Cabo Verde.

2 comentários:

O Fernão disse...

A pior derrota de sempre de Portugal! Com a tacita revogação do Tratado de Alcáçovas, de uma assentada, perdeu mais de metade de todo o hemisfério Sul incluindo a América do Sul desde o México, a quase totalidade de Africa, a India e a Austrália. A histografia de "pacotilha" no entanto ensinou-nos que foi uma grande vitória É como a Covid, neste momento, entre cerca de trezentos? países estamos em nono no número de mortos per capita e chamam-lhe milagre!

O Orlando Temes de Oliveira disse...

Por desafio de um amigo tenho dedicado muita tanção ao Tratado de Tordesilhas. Não concordo com o "Fernão" pois considero que a alteração da divisão do mundo de um paralelo por um meridiano foi ao encontro dos interesses de Portugal na época que se vivia.
Mas o que não se consegue compreender foi a insistência para que o meridiano de separação ficasse a 370 léguas a Oeste de Cabo Verde. Porquê um número tão pouco redondo para uma negociação? Até levou a Rainha de Castela a dizer- "Se Ele quer água deêm-lhe". Mas que D.João II não era ceguinho, lá isso é verdade.