domingo, 7 de junho de 2020
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
![]() |
Água aberta ... no OCeano |
Em 1961, durante o processo que levou à queda da Índia Portuguesa, o então 2º Ten Oliveira e Carmo bateu-se heroicamente, sacrificando a própria vida na defesa de Portugal. Em sua homenagem, a Armada decidiu que o curso a entrar na Escola Naval em 1962 o teria como patrono. Foi o “OC”. Este curso, que desde sempre fomentou e cimentou fortes laços de camaradagem e amizade, vem criar este espaço de contacto, cuidando assim de aproximar o que a lei da vida vai afastando. |
Onda do
speedy
@
10:51 –
Os conteúdos das contribuições publicadas, bem como as posições expressas neste "blogue", são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
2 comentários:
A pior derrota de sempre de Portugal! Com a tacita revogação do Tratado de Alcáçovas, de uma assentada, perdeu mais de metade de todo o hemisfério Sul incluindo a América do Sul desde o México, a quase totalidade de Africa, a India e a Austrália. A histografia de "pacotilha" no entanto ensinou-nos que foi uma grande vitória É como a Covid, neste momento, entre cerca de trezentos? países estamos em nono no número de mortos per capita e chamam-lhe milagre!
Por desafio de um amigo tenho dedicado muita tanção ao Tratado de Tordesilhas. Não concordo com o "Fernão" pois considero que a alteração da divisão do mundo de um paralelo por um meridiano foi ao encontro dos interesses de Portugal na época que se vivia.
Mas o que não se consegue compreender foi a insistência para que o meridiano de separação ficasse a 370 léguas a Oeste de Cabo Verde. Porquê um número tão pouco redondo para uma negociação? Até levou a Rainha de Castela a dizer- "Se Ele quer água deêm-lhe". Mas que D.João II não era ceguinho, lá isso é verdade.
Comentar esta onda