Aventuras e
desventuras das minhas idas ao Hospital das Forças Armadas
A minha relação com os
hospitais tem sido frequente e pouco satisfatória nos últimos tempos. Eu, que nunca tinha utilizado um livro de reclamações, começo a
habituar-me a fazê-lo e a constatar a dificuldade que em muitos locais existe
em que ele apareça. As desculpas são variadas, mas, evidentemente, todas
apontam para a desmobilização do reclamante.
Numa das minhas
últimas visitas ao HFA's pedi o livro de reclamações. Mandaram-me para o
Gabinete do utente onde fui gentilmente recebido por uma senhora, mas quanto ao
livro de reclamações, nada feito pois a senhora que o tinha em seu poder se
tinha ausentado, o seu gabinete estava fechado e não se sabia quando
regressaria. Como não tinha tempo nem paciência para esperar perguntei se
poderia fazer a reclamação pela internet e a senhora informou-me que tinha essa
possibilidade.
Quando cheguei a casa
fiz uma busca no Google e apareceram-me vários links para o Hospital Militar da
Forças Armadas. Depois de várias tentativas para encontrar um sítio onde
reclamar encontrei um em que o podia fazer e escrevi o seguinte mail:
Ex.mo Senhor
Diretor do Hospital da
Forças Armadas
Nos últimos meses os
achaques do inverno e da idade obrigaram-me a ter de recorrer aos serviços
hospitalares, nomeadamente ao Hospital das Forças Armadas onde encontrei alguns
aspectos que me merecem reparo e, como não me foi possível ter acesso oportuno
ao livro de reclamações, venho fazê-lo
por este meio.
Tenho sentido muita
dificuldade em marcar, telefónica ou presencialmente, consultas já que muitas
vezes tenho recebido a informação de que as inscrições não estão abertas e que
não se sabe quando é que voltam a abrir. Ainda hoje, 9 de Dezembro, quando tentei
marcar consultas para Oftalmologia,
Neurocirurgia e Pneumologia para que tinha sido encaminhado, fui informado que
as inscrições estavam fechadas e que eu fosse tentando marcar. Para quem esta a
sofrer problemas de saúde que precisa de resolver com alguma celeridade é
francamente frustrante.
A primeira vez (há
cerca de dois meses) que me desloquei ao HFA para a consulta de Neurologia fui
obrigado a esperar cerca de meia-hora, de pé e em várias filas. Primeiro, em
duas frente a duas máquinas que avariaram uma a seguir à outra e, depois, numa outra
junto da porta de um Gabinete onde finalmente uma funcionária me acabou por
entregar uma senha. Situação menos grave mas identicamente incómoda e demorada
aconteceu no dia 4 e hoje dia 8 de Dezembro em que fui novamente à consulta de
Neurologia.
Para um indivíduo que,
como eu, tem atualmente sérias dificuldades em estar parado em pé, a obtenção
de uma senha para consulta é quase uma tortura que ao fim de uns minutos se
torna dificilmente suportável. Sugiro o estudo de uma alternativa para estes casos,
tanto mais que observei que havia outros utentes que não se encontravam
confortáveis nas filas em frente das máquinas, ou, então, colocar à entrada
alguns banquinhos que os utentes possam recolher ou aconselhar a trazê-los para
que se possam ir sentando enquanto a fila se move.
No passado dia 4 de
Dezembro desloquei-me ao HFA com o objectivo de ser observado nas consultas de
Estomatologia (1000) e Ortopedia (1330). A consulta da manhã decorreu sem
problema.
Cerca das 1300
dirigi-me para o HFA e sentei-me na sala de espera que uma funcionária me
indicou. Às 1430, como o atraso me parecesse exagerado dirigi-me ao guiché da
respetiva consulta onde fui informado que o médico ainda não tinha chegado, que
não sabia quando chegaria, não tinha solução para o meu problema pelo que teria
de marcar nova consulta. Face a essa situação e porque tinha compromissos tive
que me retirar. Desisti de marcar nova consulta porque as filas em frente das
máquinas eram na altura enormes. Antes de me retirar pretendi ainda dar conta
desta situação pedindo o livro de reclamações, No gabinete onde segundo a
informação que me prestaram deveria estar o livro de reclamações fui informado
por uma funcionária que não estava disponível pois a pessoa que o tinha não
estava no respetivo gabinete (que se encontrava fechado) e também não se sabia
por onde andava e quando regressaria.
Com os melhores
cumprimentos
Alcindo Manuel Pacheco
Ferreira da Silva
CMG Ref
No dia seguinte de
manhã ao abrir o correio tinha a seguinte resposta:
"Miriam Souza
Peres (miperes@hfa.mil.br)
10-12-2013
Para: Alcindo Ferreira
da Silva
Prezado Sr. Comandante
Alcino, receamos que a vossa reclamação recebida na ouvidoria do hospital das
forças armadas de brasília, foi encaminhada errôneamente, pois nestes dias aos
quais o Sr. se refere não houve movimento de marcação de consultas aqui, pedimos
por gentileza que o Sr. verifique e confirme o encaminhamento."
Ainda não parei de rir
e de ser gozado por toda a gente, incluindo as minhas netas. Mas também ainda
não encontrei forma de fazer chegar ao Hospital das Forças Armadas Portuguesas
a minha reclamação. Possivelmente terei de esperar pela próxima vez em que
conseguir marcar uma consulta para o fazer, se, nesse dia, a senhora que tem o
livro de reclamações estiver no seu gabinete.