terça-feira, 18 de dezembro de 2018

DIU



Foi a 18 de Dezembro de 1961 que o então Segundo-Tenente Oliveira e Carmo ao comando da lancha Vega deu luta à aviação que estava a atacar Diu. Conseguiu ainda atingir um avião, mas foi atingido pelos disparos dos aviões, que afundaram a lancha e que provocaram a sua morte ao ser atingido pelos disparos inimigos. Foi promovido a título póstumo, por distinção a Capitão-Tenente.
Um Herói, o Patrono do nosso curso, o curso Comandante Oliveira e Carmo.

5 comentários:

O A.R.Costa disse...

O ataque aéreo contra Diu foi planeado e conduzido a partir da Armament Training Wing (ATW), uma base aérea situada em Jamnagar, a cerca de 200 km para norte de Diu. O principal responsável pela operação chamava-se Mickey Blake, um piloto que tinha combatido na 2ª Guerra Mundial e que era Chief Instructor naquela base e não pertencia aos quadros da Indian Air Force, provavelmente porque era inglês.
O De Havilland DH.100 Vampire que disparou sobre a lancha Vega e feriu mortalmente o Comandante Oliveira e Carmo, era pilotado pelo capitão P. M. Ramachandran, que veio a ser Air Marshal da Indian Air Force.

O Allen disse...

Embora até há pouco tempo também julgasse que se tratava de um Vampire, li que era um jacto parecido, de fabrico indiano, modelo que na altura também equipava a Força Aérea israelita. Não sei se é verdade.

O A.R.Costa disse...

Para os possíveis interessados, indico a mais acessível das fontes que conheço sobre este assunto:
The sinking of N.R.P. Vega - a first person narrative, by Air Marshal P. M. Ramachandran (www.bharat-rakshak.com)

O Allen disse...

Ainda a propósito: Os "Vampire" foram utilizados em Goa. Em Diu utilizaram o "Toofani", versão local do francês "Ouragan" da Dassault Aviation.

O Orlando Temes de Oliveira disse...

O dia 18 Dez já vai longe mas gostava de vos lembrar que o nosso curso é o único que tem patrono que é da nossa geração!Será isso que nos fez diferentes?