DIU
Foi a 18 de Dezembro de 1961 que o então Segundo-Tenente Oliveira e Carmo ao comando da lancha Vega deu luta à aviação que estava a atacar Diu. Conseguiu ainda atingir um avião, mas foi atingido pelos disparos dos aviões, que afundaram a lancha e que provocaram a sua morte ao ser atingido pelos disparos inimigos. Foi promovido a título póstumo, por distinção a Capitão-Tenente.
Um Herói, o Patrono do nosso curso, o curso Comandante Oliveira e Carmo.
5 comentários:
O ataque aéreo contra Diu foi planeado e conduzido a partir da Armament Training Wing (ATW), uma base aérea situada em Jamnagar, a cerca de 200 km para norte de Diu. O principal responsável pela operação chamava-se Mickey Blake, um piloto que tinha combatido na 2ª Guerra Mundial e que era Chief Instructor naquela base e não pertencia aos quadros da Indian Air Force, provavelmente porque era inglês.
O De Havilland DH.100 Vampire que disparou sobre a lancha Vega e feriu mortalmente o Comandante Oliveira e Carmo, era pilotado pelo capitão P. M. Ramachandran, que veio a ser Air Marshal da Indian Air Force.
Embora até há pouco tempo também julgasse que se tratava de um Vampire, li que era um jacto parecido, de fabrico indiano, modelo que na altura também equipava a Força Aérea israelita. Não sei se é verdade.
Para os possíveis interessados, indico a mais acessível das fontes que conheço sobre este assunto:
The sinking of N.R.P. Vega - a first person narrative, by Air Marshal P. M. Ramachandran (www.bharat-rakshak.com)
Ainda a propósito: Os "Vampire" foram utilizados em Goa. Em Diu utilizaram o "Toofani", versão local do francês "Ouragan" da Dassault Aviation.
O dia 18 Dez já vai longe mas gostava de vos lembrar que o nosso curso é o único que tem patrono que é da nossa geração!Será isso que nos fez diferentes?
Comentar esta onda