quarta-feira, 13 de maio de 2009

Duas anedotas

Uma das caracteristicas da vida de reformado é assistir a muitos debates e colóquios. Aprende-se sempre qualquer coisa e descobrem-se personagens e factos curiosos, bizarros, etc.

Numa conferência sobre a espionagem em Portugal durante a 2ª Guerra Mundial ouvi que, no intuito de recrutar tripulantes dos navios mercantes que escalavam Lisboa, como informadores ao serviço de Inglaterra, o MI-6 patrocinava um bordel na Rua das Gáveas, cuja patroa era conhecida pela "Chinesa". No fim da guerra alguém sugeriu colocar uma placa à porta com os dizeres By appointment of H.M. Government . O facto é que o agente do MI-6 em Lisboa, John Mockford, quando se retirou para Inglaterra teve banda de música à despedida, arranjada pelo Agostinho Lourenço, Chefe da PVDE/PIDE ao tempo!
Numa mesa redonda sobre segurança europeia, há dias, um alto funcionário perorava sobre a excelência das nossas indústrias de defesa e, às tantas, sai-se com esta: _ Os estaleiros de Viana do Castelo construiram quatro fragatas (sic), por isso são muito capazes de construir para o estrangeiro. Sim, porque os patrulhões têm tanto equipamento lá dentro que são como fragatas! Os estaleiros deviam abrir delegações no estrangeiro para começar a angariar clientes...
Resta dizer que este jovem promissor já tem alguns tachos no curriculo e se move muito bem na área da defesa. Mais palavras para quê? Este artista é português...

6 comentários:

O FdaPonte disse...

Este artista é nacional, e quem o conhece não o leva preso. Eu conheço-o e não esperava dele semelhante..."isso".

O Manel disse...

se fores ao Google já te verás citado por esta bela tirada.

Gostei

O Bastos Moreira disse...

Também conheço o artista, e não partilho da opinião do J.Nuno. Estive com ele nas negociações de Bicesse, era ele um jovem diplomata. Mais tarde chegou a director-adjunto do SIEDM e foi convidado pela socrática figura para Director apesar de ser de outra côr (PSD). Desculpando a *boutade* sobre os estaleiros, acho que o artista referido tem algum valor e vai chegar longe.

O FdaPonte disse...

Anteriormente foi do gabinete do Durão Barroso como MNE, tendo também sido militante do MRPPD. Fez um excelênte trabalho em Washington.

O LSN disse...

Do MRPPD? Lapsus? Ou não?

O FdaPonte disse...

Não