O Sistema de Forças
O "Jornal de Defesa e Relações Internacionais" publicou mais um texto do OCeano JPN onde este aborda, mais uma vez, a temática das Forças Armadas e da Defesa Nacional.
O autor sintetiza o artigo do seguinte modo: "O Sistema de Forças Nacional não nasce por geração espontânea. Resulta de um exercício complexo de planeamento - estratégico e de forças - e se assim não suceder, o resultado mais evidente será a entrada em disfunção do próprio sistema de forças existente, ou a inviabilização de um outro, diferente, mais conforme com o momento estratégico atual e com a sua expectável evolução."
O artigo, muito claro e instrutivo, tem por título completo " As Forças Armadas e o instrumento da sua missão - o Sistema de Forças" e pode ser lido seguindo esta ligação.
5 comentários:
Li com muito interesse e felicito o JPN. É um texto sintético que nos lembra quão complexa é a tarefa de reformar as FFAA e que, portanto, não pode ser feita de forma precipitada e apenas para satisfazer objectivos políticos pessoais de um qualquer advogado.
Os meus parabéns ao JPN pela sua persistência e lucidez em tratar estes complexos assuntos da Defesa Nacional, muito pouco explicados e nada transparentes para o cidadão.
Excelente trabalho do JPN. Parabens. O JPN domina completamente o tema planeamento estratégico.
Mas confesso que tenho enorme dificuldade de ver a sua aplicação ao caso português onde o poder político (qualquer que tenha sido o governo)definir o que quer das FA's e assumir por vontade própria as missões que pretende que a Marinha desempenha e os custos associados.
Mas deve ser defeito meu ou então da idade....
É um artigo didáctico, pelo qual cumprimento o seu autor. Mas onde estão os governantes que queiram aprender? Deitar pérolas a porcos pode ser uma actividade frustrante...
Vejo que estão vivos e que ainda reagem, o que é bom sinal ...
Cumprimento-os a todos e agradeço o vosso contributo e comentário
Comentar esta onda