domingo, 27 de outubro de 2013

Passo a passo até à perda total de soberania

Embora a decisão final não tenha sido ainda tomada, o jornal Público anunciou, na passada semana, a intenção do governo de lançar dentro em breve, através do IGCP, uma emissão de dívida denominada em dólares para investidores que apenas investem nessa moeda.
Essa intenção foi aliás, substancialmente abordada nos roadshows realizados junto de investidores. 
Argumenta-se que este seria o próximo passo na estratégia de "regresso aos mercados" porque permitiria diversificar a base de investidores, nomeadamente fundos de investimento que possuem limites à aquisição de obrigações denominadas em moeda estrangeira.
Tal decisão merece o seguinte reparo: a sua concretização, para além de representar uma grande ignorância quanto ao que é um Estado soberano, representa uma grande falta de visão estratégica, comprometendo o sucesso da inevitável reestruturação da dívida pública.(ler mais)

1 comentário:

O Orlando Temes de Oliveira disse...

Tudo isto é verdade! Mas porque não começaram a preocupar-se com o assunto Há alguns anos atrás quando todo este Portugal começou a deslizar para o abismo? E então ninguem se preocupou! Espantoso! Ramiro: ainda te lembras de conversa havida, em Alcantara, há mais de 4 anos após um jantar de curso?