terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

1Ten (Ref) Leopoldo Câmara de Oliveira Bastos Jorge

 

A notícia do falecimento do nosso camarada Leopoldo Bastos Jorge chegou-nos tardiamente, pelo que só agora lhe prestamos a nossa justa homenagem. Tendo nascido em Inhambane (Moçambique), fez os estudos secundários no Colégio Militar e ingressou na Escola Naval em Outubro de 1961 como cadete de Marinha do Curso “Nuno Tristão” mas, como ele próprio referiu, as actividades escolares não correram da melhor maneira, pelo que veio a concluir a sua formação integrado no curso “Oliveira e Carmo”. Especializou-se em Electrotecnia e fez uma comissão em Angola a bordo do navio-patrulha Sal, regressando à Escola de Electrotecnia como instrutor. Seguiu-se uma segunda comissão em Angola como comandante da Companhia Nº 4 de Fuzileiros e depois uma comissão de embarque no N.E. Sagres. Era 1º Tenente quando no dia 30 de Junho de 1975 e a seu pedido passou à reserva. Desligado do serviço fixou-se no Brasil, onde constituiu família. Inicialmente estabelecido em Santos, mudou-se depois para Paranaguá no estado do Paraná onde, entre outras actividades, exerceu as funções de Cônsul Honorário de Portugal entre Novembro de 1992 e Junho de 2012. Apesar de estar afastado da Marinha desde há muitos anos, manteve sempre uma forte ligação à sua Marinha e aos seus camaradas, sobretudo do curso “Oliveira e Carmo”.

O “Água aberta… no Oceano” apresenta sentidas condolências à sua Família e aos seus amigos e camaradas.

3 comentários:

O Jorge Lourenço Goncalves disse...

As minhas últimas, sentidas e possíveis homenagens a este "Filho da Escola".
Que descanse em Paz!

O A.R.Costa disse...

É com muita mágoa que aqui expresso a minha admiração e deixo a minha homenagem ao Leopoldo Bastos Jorge, um companheiro e amigo que nos deixou tão precocemente.

O J.N.Barbosa disse...

Nos últimos anos, antes do Covid, vinha a Portugal de vez em quando. Aparecia nos almoços do curso do C.M. Com a idade tornou-se um sentimental, invocando sempre com saudade as velhas amizades.
Nada me fazia prever este desfecho, pelo que fiquei chocado. Paz `sua alma.