sexta-feira, 1 de maio de 2009

Quem trata do mar?

Tomei conhecimento de um edital, desses que ninguém vê e justificam a consulta pública, que, nem mais nem menos, anuncia o estabelecimento de uma cultura marinha em mar aberto, com 500 hectares de área a implantar ao largo de Cascais! Tratando-se de assunto de mar, o edital é do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas !!! Dá trinta dias para quem quizer reclamar (já passaram vinte e tal) se dirigir à Capitania do Porto de Peniche (!) ou às Caldas da Rainha onde está a Delegação Regional do Oeste da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo. Assina uma engenheira agrónoma! Surrealista.

Acontece que a implantação dum equipamento destes e com esta área vai impôr uma redução brutal nos tradicionais campos de regatas de Cascais e vai criar um obstáculo/armadilha para a navegação que demanda o porto de Lisboa. Não admira que os agrónomos a quem entregaram o mar deste País não percebam nada disto, mas terão sido consultadas outras entidades antes de promulgar o edital? Afinal para que serve a Secretaria de Estado de Assuntos do Mar?

5 comentários:

O Manel disse...

Os assuntos do mar e o secretário de estado?
Deixa-me rir , que o tempo está para isso.

O Fernão disse...

Não se preocupem que o nosso mar trata do assunto tal como fez com as "minhocas eléctricas".
Aliás eles sabem disso e são só projectos para "português ver" e "português meter" conforme a posição!

O J.N.Barbosa disse...

Mas isto é o Kama Sutra ou quê?

O J Lourenço Gonçalves disse...

Tempos houve em que os assuntos do mar, em Poprtugal, foram julgados com dignidade e importância suficientes para terem um Ministério do Mar.Depois,enveredou-se pela opção do modelo FAO onde a pesca e a aquacultura estão juntos com a agricultura no capítulo alimentação, os trasportes marítimos vão para as comunicações, etc, etc e assim se desmantelou o Ministério do Mar, dando, agora, origem a estes despautérios...

O Orlando Temes de Oliveira disse...

Até que enfim os oceanos acordaram..... Então quando eu bramava que a Escola de Pesca estava na tutela do Minst. da Agricultura pelos vistos não tinha importância....(até que acabaram com ela e se calhar passam os cursos para agronomia.
E não repararam que quem dá autorização final para instalação de sistema experimentais de captação de energia no mar é o Sec Est da Energia?. Mas nós até gostamos que nos tratem assim!