sábado, 5 de agosto de 2017

N.R.P. CACINE: um Navio, um Blogue, um Homem


Li na edição de Agosto da Revista da Armada que no passado dia 6 de Julho foi abatido ao efectivos dos navios da Armada, depois de 48 anos de actividade, aquele que se dizia ser “o navio-patrulha mais antigo do mundo”: o N.R.P. Cacine.
Quando, em Julho de 2008 o nosso saudoso camarada Manuel Pinto Machado que, entre 1973 e 1975 foi o terceiro comandante do navio, decidiu criar um blogue de actualidades sobre o país e sobre a Marinha, escolheu exactamente o nome do "seu navio", o NRP Cacine (nrpcacine.blogspot.pt).
Durante mais de sete anos esse blogue foi uma leitura obrigatória para os OCeanos, porque era uma voz independente, atenta, irreverente e mordaz, em relação à Marinha e ao país. O seu sucesso está na memória de todos e ficou registado através das suas 335.942 visitas.
O navio cessou a sua actividade, tal como o blogue quando o seu autor prematuramente nos deixou. Que me desculpem os seus 26 comandantes, incluindo o Almirante CEMA que também comandou o navio, porque o N.R.P. Cacine ficará para sempre ligado, sobretudo, à memória do Manuel Pinto Machado.

3 comentários:

O speedy disse...

De toda a justiça o teu comentário.

O Luís Silva Nunes disse...

Uma lembrança bem oportuna ... embora muitas vezes em desacordo com ele reconheço que o MPM deixou um vazio difícil de preencher. Que descanse em paz.

O Nunes da Cruz disse...

Como já terei dito noutra sede, o MPM, bem como todos os OCeanos que partiram, continuarão entre nós enquanto as nossas memórias os não esquecerem. Disso é prova a feliz e oportuna lembrança do Adelino.