sexta-feira, 1 de maio de 2009

Quem trata do mar?

Tomei conhecimento de um edital, desses que ninguém vê e justificam a consulta pública, que, nem mais nem menos, anuncia o estabelecimento de uma cultura marinha em mar aberto, com 500 hectares de área a implantar ao largo de Cascais! Tratando-se de assunto de mar, o edital é do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas !!! Dá trinta dias para quem quizer reclamar (já passaram vinte e tal) se dirigir à Capitania do Porto de Peniche (!) ou às Caldas da Rainha onde está a Delegação Regional do Oeste da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo. Assina uma engenheira agrónoma! Surrealista.

Acontece que a implantação dum equipamento destes e com esta área vai impôr uma redução brutal nos tradicionais campos de regatas de Cascais e vai criar um obstáculo/armadilha para a navegação que demanda o porto de Lisboa. Não admira que os agrónomos a quem entregaram o mar deste País não percebam nada disto, mas terão sido consultadas outras entidades antes de promulgar o edital? Afinal para que serve a Secretaria de Estado de Assuntos do Mar?

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sob um céu cinzento ...


(Para ampliar, "clicar" nas fotografias)

... encontraram-se, hoje de manhã ao largo de Cascais, a velhinha e a novíssima Marinhas. Aí estão a Sagres e o NRP "Bartolomeu Dias". Este último vai ser oficialmente entregue aos nossos marinheiros no próximo dia 19 de Maio. Que nunca lhes falte o bom vento e o mar de feição.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Afinal a censura é admissível

Eu, com esta idade, julgava que já tinha visto quase tudo e que conhecia bem as pessoas. Mas não! Qual não foi o meu espanto quando na passada semana vi na televisão um programa evocativo do 25Abril no qual é passado um depoimento do Sr. Alm Rosa Coutinho (tal depoimento parecia já ter sido recolhido há alguns anos) falando sobre a sua passagem em Angola nas funções de Alto Comissário (julgo eu que era esse o nome da função), afirmando ter censurado a comunicação do então Presidente da Républica, Gen Spinola, a renunciar ao cargo, não tendo autorizado a sua divulgação pelos orgãos de comunicação social em Angola! E que só a autorizou quando pode divulgar em conjunto com uma declaração do Gen Costa Gomes. Foram palavras explicítas e até repetidas.
Afinal de contas a censura só não é admissível quando praticada por certos agentes, e que sempre é possível encontrar justificação para a praticar. E claro, será sempre por uma boa causa! E eu a julgar que era um princípio ético e absoluto!
Foi com desgosto que ouvi o Sr. Alm Rosa Coutinho (a entrevista não era recente, mas eu nunca a tinha visto) fazer tal declaração, pois é uma pessoa que muito considerei, nomeadamente pelos contactos havidos em Moçambique, pela sua forma de estar e trabalhar e que ao ter participação efectiva no 25 Abril de 1974 nunca imaginei que viesse a praticar um acto que tanto é condenado ao Estado Novo.
Mas que tristeza.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Submissão ou subordinação?


Com o título acima foi publicado no Diário Notícias de ontem um interessante artigo sobre esta temática, da autoria do Tenente-general da FA na reforma Eduardo Silvestre Santos. Quem estiver interessado pode ir aqui e ler o artigo na íntegra.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Primavera


A Primavera dá lugar a estas imagens. Campos de papoilas no Norte do Afeganistão prometem grande colheita...

sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril


25 de Abril de 2009: A crise.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Boca





O prazo para a execução das obras do Terreiro do Paço já foi às urtigas. Encontraram restos da muralha de contenção da Ribeira das Naus no trajecto da conduta de água que a EPAL está a construir! Segue-se a discussão do costume sobre a preservação do achado e abrandam os trabalhos. Isto é a alegria do empreiteiro, o alibi do político, uma dor de cabeça para a EPAL e o castigo do Zé Pagante. Quanto a transtornos no trânsito, depois de dez anos de obras já não contam.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Amigos e Camaradas Oceanos

Hoje acordei com a notícia que o NRP "Corte Real" escoltava um navio de passageiros português lotado, algures no "Golfo de Aden", para prevenir eventuais apetites dos senhores da guerra Somalis.

Para quê as Forças Armadas ????? Acordem gentes!!!!

Se assim continuamos nem para piratas serviremos no futuro!!!!

Jaime

Almoço - OC 14.4.09 (cont.)

Em tempo e para fazer inveja aos ausentes:

A disposição diferente das mesas, associada ao facto de termos sido poucos, permitiu convívio interessante onde, para além da habitual conversa sem agenda, dois temas ocuparam a análise incisiva e lúcida do grupo: os estaleiros de Viana do Castelo e a Pirataria na Somália. Ficaram ambos quase resolvidos, pena foi não ter lá estado a televisão...
Apesar da falta de qualidade, fica aqui a foto da citada disposição.

Mapping Piracy - Economix Blog - NYTimes.com

Mapping Piracy - Economix Blog - NYTimes.com

terça-feira, 14 de abril de 2009

Almoço - OC 14.4.09

Realizou-se hoje o habitual almoço do OC.
Talvez por ainda muito próximo da Páscoa, com muitos em trabalhos de "desintoxicação", verificou-se a segunda menor frequência de sempre, 12 elementos.
A menor comparência absoluta tinha-se verificado em 14.11.92, no jantar da Nazaré, com 11 presenças.
Como um mal nunca vem só, por uma estúpida e deficiente regulação da máquina fotográfica, da minha responsabilidade, as fotos recolhidas não ficaram em condições de serem apresentadas. Para a próxima tentarei redimir-me.
Esperamos voltar às presenças habituais já no próximo encontro, que se prevê realizar em local diferente. Caso se realize a intenção, será emitido aviso em conformidade.
Um abraço a todos.

domingo, 12 de abril de 2009

Subsídio de risco


"O Ministério da Defesa e a Marinha estão a analisar a atribuição de um subsídio de risco aos militares portugueses que estão envolvidos em acções com piratas ao largo da Somália. À TSF, o porta-voz do gabinete do chefe de Estado-maior das Forças Armadas confirmou que o assunto está a ser tratado."
(Notícia da TSF)
Oh, que espanto! Descubro, passados tantos anos, que afinal ser militar não comporta geralmente risco nenhum. Aprender até morrer!

sábado, 11 de abril de 2009

Engenharia de secretaria

A saga do aeroporto de Beja, que já faz parte do anedotário nacional, conhece novos desenvolvimentos a três meses da data anunciada para a sua inauguração. Parece que só agora é que pensaram na capacidade de carga da pista, que, como se sabe, tinha especificações militares. Como agora a querem utilizar com pesados aviões cargueiros, os litigantes do costume discutem se hão de alterar a classificação da pista por decreto. O LNEC em 2003 disse que a aterragem de grandes aeronaves podia levar à destruição da pista, outros estudos indicam que é possível receber aviões maiores. Aparentemente o problema seria simples de resolver se consultassem o projecto de construção da pista, que nem é muito antiga, ou se perguntassem aos engenheiros que construiram. Será que não convém?

E os Fuzileiros?

A última cimeira da NATO teve uma efectiva importância e dela ressaltou a necessidade de um novo empenhamento no Afeganistão, reforçando a presença militar aliada. Apesar desta estratégia ter o consenso dos europeus a resposta foi tímida e Portugal,apesar de tudo, lá disse que dava uma companhia. Segundo Severiano, esta é a única forma de estarmos presentes na primeira linha da Aliança. Pois bem, não será altura de enviar uma unidade de fuzileiros para o teatro Afegão? Nestes cerca de quinze anos que levamos de missões militares no exterior os fuzileiros só participaram, a muito custo e por curtos períodos, na Bósnia e em Timor. É incompreensível e prejudicial privá-los desta experiência hoje em dia indispensável e motivadora. Esperemos para ver o que faz este alto comando tão conjunto e moderno...