quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Reformados e Pensionistas


Recebido por correio eletrónico. Esta primeira reunião terá lugar em Coimbra e eu espero que seja um grande sucesso e que o Movimento alastre rapidamente a todo o país!

"Caras e Caros Reformados e Pensionistas

            A situação em que o Orçamento do Estado vai colocar o país é particularmente gravosa para os Reformados e Pensionistas que, para além dos novos escalões do IRS e da sobretaxa, ainda vão ser sujeitos a um corte no seu salário desde que superior a 1350 euros ilíquidos. Estas medidas põem em causa a esperança num final de vida digno e prejudicam gravemente a possibilidade de apoio aos filhos e netos desempregados, numa voragem assustadora.
            A falta de uma estrutura que nos represente levou-nos a pensar na criação de um amplo movimento cívico, com carácter reivindicativo, que possa pressionar os órgãos de soberania e tomar outras medidas, nomeadamente o recurso a tribunais (nacionais e europeus) de forma a garantir os nossos direitos.
            A contribuição ao longo da nossa vida foi um depósito que entregámos mensalmente ao Estado, supondo ser uma “pessoa de bem” que nos garantiria na reforma um vencimento em função do que foram os descontos. Mas não! O Estado quer acabar com a classe média e esmaga os mais fracos, grupo onde nos encontramos.
            Este pró- Movimento (por enquanto sem nome) vai reunir pela primeira vez no dia 22 de Outubro, pelas 18H00 na ACM (Rua Alexandre Herculano, Coimbra – entre os Arcos do Jardim e a Praça da República) a fim de se avançar para a formalização do mesmo e de ser aprovado um esquema organizativo que permita a eficácia das decisões.
            O contributo de todos os que puderem estar presentes é decisivo pois estamos num momento crucial das nossas vidas e temos que dar voz ao futuro. Quem não puder estar presente pode enviar o seu contributo através deste endereço electrónico.
            Quero pedir-vos que difundam este encontro através da vossa rede de contactos, redes sociais e blogs, a todos os reformados e pensionistas que conheçam, seja qual tiver sido a sua profissão. Todos juntos teremos mais força.
            Ontem lançámos a primeira “pedra” através da minha presença durante 2 minutos no noticiário das 13H00 na SIC. Hoje o Diário “As Beiras” traz uma notícia sobre o Movimento e espero a divulgação amanhã através do Diário de Notícias. O feedback tem sido positivo.
            Contamos com todos.
            Rosário Gama (rosariogama@gmail.com)"

3 comentários:

O Curso OC disse...

Com pedido de publicação recebido o seguinte comentário do CASL

"Já existe: “ASMIR- Associação dos militares na reserva e reforma”. Que tem voz oficial e legal.
Av. Elias Garcia , 47 , Apartado 76 – 2334-909 Entroncamento, e-mail asmir@asmir.pt
Não é controlada pela cgtp. Como não tenho acesso ao nosso blogue peço-te que o divulgues
Um abraço

Carlos Alberto"

O Luís Silva Nunes disse...

O teu comentário parece indicar que este Movimento, eventualmente a nascer no dia 22, já é controlado pela CGTP. Será assim?

O Ferreira da Silva disse...

As organizações de reformados que existem têm de se fazer ver e ouvir para que nós, que estamos isolados fora dos grandes centros, possamos participar, apoiar, manifestar, etc. Há já um ano que me retiram grossas fatias da minha reforma e os ecos que me têm chegado de reacção de associações de reformados têm sido poucos e pouco consistentes e mobilizadores.