Bom dia OC!

Domingos Xavier de Lima nasceu em 30 de Dezembro de 1765, sendo filho de Thomaz Xavier de Lima Nogueira Telles da Silva, Visconde de Vila Nova da Cerveira e Marquês de Ponte de Lima, e de Eugénia Maria Josefa de Bragança, filha dos Marqueses de Alegrete.
Aos 15 anos abraçou a carreira naval e quando casou, em Novembro de 1790, já era Capitão-de-Fragata. Nesse casamento, para além da mulher (de quem era tio), ganhou também o título de Marquês de Nisa, que já pertencia à consorte, oferecido como presente de casamento pelo Príncipe D. João, futuro rei D. João VI.
A sua ascensão ao Almirantado foi meteórica e em 1795 já comandava uma Divisão, chegando a Chefe de Esquadra em 1797. A celebridade ganhou-a depois no comando da esquadra portuguesa que entre 1798 e 1800 cooperou no Mediterrâneo com Nelson. Este, embora lhe tenha escrito a dizer que … mui altamente aprovo a vossa meritória conduta no bloqueio da ilha de Malta e do envio e intimação para capitular ao exército francês …, não o devia ter em grande conta pois em carta que escreveu a Lord Spencer, Primeiro-Lorde do Almirantado inglês, dizia que … a esquadra portuguesa é de uma total inutilidade. O Marquês de Nisa tem, decerto, as melhores intenções, mas ignora totalmente os assuntos do Mar…
Enfim, vá-se lá saber…
Depois do seu regresso a Portugal em 1800, o Almirante Marquês de Nisa foi nomeado embaixador na corte do Czar Alexandre I da Rússia. Dois anos mais tarde, quando voltava para Portugal, foi surpreendido por um ataque de varíola em Königsberg, a actual Kaliningrado, onde faleceu, faz hoje 205 anos.
![]() |
A Esquadra do Marquês de Nisa no bloqueio à Ilha de Malta, Alberto Cutileiro, Museu de Marinha |
Ninguém comentou esta onda
Comentar esta onda