quinta-feira, 28 de junho de 2007

Bom dia OC!

No dia 28 de Junho de 1919 foi assinado na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes o Tratado redigido na Conferência de Paz de Paris, iniciada em 18 de Janeiro de 1919, o qual, para além de preconizar a criação da Sociedade das Nações, definiu as condições impostas pelos aliados à Alemanha na sequência da sua derrota na I Guerra Mundial.
Condições bastantes severas, impondo a entrega pela Alemanha de diversas partes do seu território, nomeadamente a Alsácia e a Lorena que teve de devolver à França, a perda das colónias, várias restrições no âmbito militar e pesadas sanções económicas. A dureza do Tratado e a forma como a Alemanha foi humilhada tiveram depois o efeito perverso de criar condições propícias para que viesse a surgir o partido nazi com argumentos que lhe abriram caminho para o poder.
Afonso Costa representou Portugal na assinatura do Tratado de Versalhes, tendo ficado nele reconhecido o direito ao pagamento de indemnizações pela Alemanha relativas aos prejuízos sofridos nas nossas colónias entre 1914 e 1916.
Cerimónia da assinatura do Tratado de Paz na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes

1 comentário:

O José Cruz disse...

Foi com base nessas idemnizações a Portugal que começou a ser construido o Arsenal do Alfeite e o bairro que depois foi dos sargentos.
Ainda não estava acabado, quando foram interrompidas essas comparticipações, por ordem de Hitler.