sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Postal de Goa (II)

A VIDA SOCIAL EM GOA E A HERANÇA DOS VELHOS CLUBES

A União Indiana é uma federação de 28 Estados, entre os quais o Estado de Goa, mas engloba também sete Union Territories, onde se incluem o UT de Daman and Diu e o UT de Dadra and Nagar Haveli. Goa é o mais desenvolvido dos Estados da Índia e é um importante centro de atracção turística para nacionais e estrangeiros, sobretudo fora do período da monção, que ocorre de Maio a Setembro.
A pressão turística apela à animação e à festa para divertimento dos visitantes, que gostam do toque latino que é exibido em Goa.
Porém, os goeses nunca precisaram do turismo para serem festeiros, pois têm uma enorme paixão pelas festas, religiosas ou profanas, que fazem parte do seu imaginário e servem para comemorar e para conviver, sendo sempre enriquecidas com música, muita dança e muito boa gastronomia, como sucede nos casamentos, que são sempre festas grandiosas.
Desde o início do século XX que a vida social goesa foi marcada pelos Clubes, enquanto locais de animação cultural e social, com os seus luxuosos bailes e outros eventos sociais para as elites seleccionadas. Os Clubes corresponderam a uma mudança no uso do espaço público, tornando-se locais reservados e verdadeiros complexos de lazer e entretenimento, que compreendiam salões de jogos e de dança, terraço para eventos, biblioteca, bar, restaurante e outros serviços destinados a servir os seus sócios.
No mundo contemporâneo global do automóvel e da televisão, do telefone e dos shopping centers, os Clubes têm uma função mais limitada na sociedade, mas em Goa continuam a ser importantes centros de animação social e cultural e, para a generalidade dos católicos goeses, o convívio passou e continua a passar por alguns desses Clubes, onde a tradição portuguesa ainda se faz notar de forma muito evidente, como sucede no Club Vasco da Gama, no Clube Nacional e no Clube Harmonia (*).
Em muitas ocasiões como nas festas de Natal, nas festas do Fim do Ano ou no Carnaval, as festas destes Clubes são grandes acontecimentos sociais e culturais e, quem os frequenta, tem naturalmente uma qualquer relação afectuosa ou nostálgica com Portugal. Em certa medida, os Clubes de Goa são também verdadeiros clubes de saudade.

(*) O Club Vasco da Gama está localizado em Pangim e foi fundado em 1909; o Clube Nacional também se situa no centro de Pangim e foi fundado em 1912; o Clube Harmonia foi criado em 1936 e localiza-se em Margão.

Nota: As imagens podem ser ampliadas "clicando" sobre elas.

2 comentários:

O Montalvão disse...

Caro Amigo e Camarada
Espero que tudo esteja de feição na tua missão.
Um abraço amigo pelo teu relato.
Jaime

O Ferreira da Silva disse...

Um abraço,
Fiquei com algumas interrogações sobre a caracterização dos "católicos goeses". Podes alargar-te mais um pouco sobre eles?