terça-feira, 3 de março de 2009

O "Meu" Club

Dia 6 , ou até lá , vou ao meu, ao nosso , Club votar , para renovar os Corpos sociais para o biénio que se segue. Lembro-me que faz já algum tempo redigi e subscrevi , com outros camaradas , uma proposta para que os mandatos da Direcção passassem de 1 para 2 anos. Não ganhei logo nesse ano , mas o futuro veio dar-me razão.
Desta vez , e felizmente , apresentam-se 2 listas e , por isso , não haverá desculpa para a abstenção.
Eu quero viver o meu Club , quero lá ir almoçar , jantar , lanchar ou beber um copo e encontrar a minha gente , gente de Marinha , que conheci ou ouvi falar ou quero conhecer de novo. Quero conversar com os Oficiais mais novos e saber como vai e como é a nova Armada , os novos navios , os helicópteros , conhecer Oficiais femininas, que não tive o prazer de ver no meu tempo, encontrar-me com os meus antigos Professores e Comandantes ou com outros mais antigos que me recordem a vida. Quero lembrar a minha juventude e amaciar a minha velhice.
Mas eu quero ter o meu Club , e não uma messe. Messes há várias , das Forças Armadas , Club há o nosso , o militar e naval , com sócios , que pagam as suas quotas (embora pouco) e querem ali jogar a sua cartada , ver o seu futebol , ler o seu jornal ou consultar , ouvindo musica leve , a sua biblioteca. Fumar o meu charuto ou cachimbada e falando alto com o Amigo ao lado , sabendo que quem mais ouve é também nosso , é sócio , é Oficial de Marinha.
Sou sócio , há longos anos , para confraternizar. Pouco me importa , com franqueza , se tenho descontos na Ford ou na Loja das Meias, porque para isso existem as associações de que também faço parte ,mas só no Club , no meu Club , posso encontrar a minha saudade , a minha recordação , a minha vida.E também não fico obcecado se o restaurante ou o Bar estão cheios ou não, porque disso sobreviveremos. Calma, há outras formas , outras maneiras ,outros discursos.
E , por isso , lá estarei a votar.
E vou votar na lista de frequentadores do Club , de gente que sei que lá encontrarei vários dias na semana , e que conheçam o dia a dia , a jorna , o hábito.
E vou votar na lista onde encontre , também , Camaradas mais disponíveis , na Reserva ou Reforma e , a maioria , do activo , mas um de cada classe , o que me garante o sucesso de um esforço de angariação de mais sócios.
Eu vou votar na lista que apresenta na Mesa da Assembleia Geral nomes de grande prestígio , na Armada e na Sociedade civil, e que garantem , com a sua experiencia, que a serenidade reinará e com os seus conhecimentos pessoais trarão ás nossas salas relevantes figuras da nossa Cultura , Política e Forças Armadas , de forma a que possamos sentir , como no Club de antigamente, que poderemos acompanhar o progresso.
Eu vou votar na lista que se apresenta com um Presidente para a Direcção com uma capacidade intelectual acima da média , uma tolerância conhecida e uma vida , baseada em valores aprendidos e apreendidos, de grande diversidade , de muitos teatros , de outros Países e regiões e que terá para o ajudar Homens de vontade , expressa no mar , na guerra , na ciencia , e que alguns eu conheço bem , sou Amigo e me merecem o respeito e a confiança e a certeza.
Eu vou votar , assim , no meu Club e na lista B, esperando uma folgada vitória.
Mas se isso não acontecer , paciência. Continuarei a frequentar como até agora , e quase diáriamente as nossas salas e a tentar, com sujestões positivas que melhore o melhorável ou que acabe o acabável, já sabendo que , quer ganhe uma quer outra lista o "nosso" Tenente Gurriana continuará , com a sua mestria , a dirigir o pessoal e o abastecimento e o comestivel , que tanto nos apraz.
Mas se isso acontecer , a candidatura da lista B já concedeu vultosos méritos , o que está visivel na apresentação das candidaturas e dos programas , no aparecimento de 2 listas , no interesse na angariação de novos associados , na recomendação para que se procure uma forma de os Oficiais que passam à situação de Reforma não deixem , pelo menos tão facilmente , o nosso convívio.
E , se isso acontecer , i.e. perder , lá estará , atenta para, civilizadamente , fazer uma super construtiva oposição , ou antes , acompanhamento , para melhora de todos nós.
YES , Eu voto B

6 comentários:

O Jorge Beirão Reis disse...

Manel, os meus parabéns pela mensagem! Compro! Aliás já comprado antes tendo contribuido, com os meus limitados meios, para o êxito da Lista B.

Lá estarei!

Um abraço,

O A.R.Costa disse...

Prezado consócio: apreciei muito este teu belo texto sobre o CMN e não posso deixar de te felicitar pela qualidade da prosa e pela riqueza da substância.

O Nunes da Cruz disse...

Manel: magnífico este expressar do teu sentir sobre o nosso CMN.
Também irei votar, só não digo em que lista porque quero manter o secretismo do voto.

O FdaPonte disse...

Já votei.Na B, obviamente...

O LSN disse...

Recebido (correio electrónico) o seguinte comentário do J. L. Gonçalves Cardoso:
"Manifesto ao meu grande amigo Manuel Pinto Machado os meus Parabens e o meu OBRIGADO pelas palavras que escreveu.
Viva o CMN"

O Nunes da Cruz disse...

Já votei. E bem, na minha opinião.
Apelo a todos os OCeanos que o façam também, ainda que com algum sacrifício pela deslocação,
seja qual fôr a lista da sua simpatia.